TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.475 Palavras (18 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 18

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE DE CAMPINAS UNIDADE 2

Nome do aluno: Andressa Gonçalves Lima RA: 9911153687

Nome do aluno: Rogeane Aveiro RA: 9088475537

Nome do aluno: Lilian da Silva RA: 8823340361

Nome do aluno: Dhiele Vilas Boas RA: 1299101445

Nome do aluno: Raphaela Cristina de Azevedo Mussato RA: 9422566493

Nome do aluno: Dominique Stefany Carmona RA: 9898544434

Atps

Técnicas de recrutamento e seleção

Campinas, 29 de Setembro de 2014.

                                                   

                                               

Sumário

 

                       

  1. Etapa 1

Passo 1    Objetivo do desafio e introdução ao recrutamento e seleção   3  

Passo 2    Recrutamento fontes e meios de se recrutar pessoas                4

Passo 3    A empresa                                                                                     7

  1. Etapa 2

Passo 2 Estratégia de captação e seleção                                                    8                

Passo 3 Entrevista Recursos Humanos                                                       9

Consideração de Resultados Parciais                                                         12

Bibliografia                                                                                                   13

INTRODUÇÃO:

Etapa 1

Passo 1

   No decorrer deste trabalho, criaremos uma consultoria fictícia para atuar no Recrutamento e seleção da Empresa Galante Condomínios com o desafio de elaborar um plano de ação, aonde vamos apresentar estratégias para um processo de recrutamento e seleção assertiva e eficaz na empresa. E ante a isso falaremos um pouco sobre o tema de recrutamento e seleção, qual sua fonte e meio de se recrutar pessoas, a importância da contratação do profissional para a implementação do setor Recrutamento e Seleção, os tipos de perfil profissional e outros temas relacionados ao recrutamento.

   O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. O setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações etc. Independente do tipo de empresa é recomendado que o setor que ira realizar o recrutamento saiba exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa esta buscando. Não considerar todos os detalhes deste perfil pode comprometer o processo de contratação.  

   O processo de recrutamento de pessoal precisa ser alimentado por fontes de recursos humanos que estejam interessados nas vagas disponíveis e também que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo RH da empresa. Para isto, é necessário que a empresa analise qual é a sua necessidade e qual a fonte (empresas, universidades, cursos técnicos etc.) que deseja explorar em cada processo seletivo.   Quanto maior o número de candidatos recrutados, mais rico será o processo e maiores serão as chances de se encontrar o profissional ideal para aquela vaga.

As opções de fontes de profissionais a serem exploradas podem ser: recrutamento interno, recrutamento externo ou recrutamento misto.

   A seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal Esta afirmação sugere que o papel primordial do selecionador de pessoal fosse então, garantir enquanto estratégia de gestão de Recursos Humanos, a eficiência das atividades mediadas por organismos dentro das organizações mantendo ou elevando a produtividade via seleção de perfil psicológico. 

   Tal qualidade está automaticamente vinculada a prática de recrutamento, foco deste artigo. Compreendemos a prática de recrutamento como as seguintes etapas: A) Recebimento da Vaga; B) Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento; C) Análise e triagem de currículos oriundos destas ações) Convocação de candidatos para processos seletivos. Abordando-os de forma introdutiva, porém detalhada.

Passo 2

Recrutamento fonte e meio de se Recrutar pessoas.

O recrutamento e seleção é um dos processos mais importantes para a organização. É um processo que objetiva trazer candidatos qualificados e seleciona-los para dentro das empresas com o auxilio de técnicos de Recursos Humanos. Antigamente recrutar pessoas era bem simples, não era necessário que o candidato tivesse grandes qualificações, somente entrevista para saber as informações, conhecer o caráter delas e se elas se alocavam nas funções exigidas pela empresa no cargo pretendido.

Por isso, ao passar dos anos as empresas estão sendo cada dia mais criterioso na hora da contratação de funcionários, não leva se em consideração somente a experiência profissional do candidato, hoje as pessoas são analisadas pela sua competência, talento, habilidade e atitudes especificas as necessidades da empresa que demanda a vaga.

Como as empresas estão cada vez mais competitivas e exigentes, os candidatos devem estar qualificados e se manter atualizados para que através deles a empresa possa ser considerada de alto nível. Para isso, o profissional de Recursos Humanos deve ter um conjunto de elementos específicos do cargo aberto como também características pessoais e aspectos de personalidade dos candidatos a fim de facilitar o processo, e quem escolhe esses candidatos são os administradores que devem seguir as regras de um recrutamento adequado para que a empresa alcance um ótimo desempenho. É importante analisar as várias formas de recrutamento: interno, externo e misto. O propósito do recrutamento é conseguir um grupo de candidatos suficientemente grande para que a organização possa selecionar os empregados qualificados de que precisa. Todo processo de seleção deve ser bem planejado, para que eventuais ocorrências não venham prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficazmente selecionados. Desta forma, é preciso ter bons candidatos e selecionar os melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com