TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

Pesquisar no Plt o que é ambientação e integração de pessoal.

AMBIENTAÇÃO

A ambientação de pessoal é um processo pequeno, que pode levar algumas horas ou até mesmo um dia inteiro. Esse processo é feito pela área de Gestão de Pessoas. A ambientação de pessoal apresenta ao funcionário que acabou de ingressar na empresa as partes mais importantes da organização, como: produtos da empresa, tecnologia, missão, visão e valores, principais políticas e processos administrativos, ética e o  que a empresa espera dos funcionário que fazem parte dela. Apresenta também os benefícios oferecidos, planos de carreira, ou seja, a possibilidades de crescimento profissional e política salarial.

E na ambientação de pessoal que o novo funcionário conhece a empresa que irá trabalhar e seus novos colegas de trabalho.

INTEGRAÇÃO

A integração já é um programa mais amplo em que o gestor do novo funcionário é o responsável. Esse gestor deve facilitar a interação do novo funcionário à equipe de trabalho, assim como o entendimento da cultura da empresa e dos seus objetivos. A integração passa um conhecimento mais aprofundado sobre as normas, políticas e programas e todos os pontos importantes para que o novo funcionário entre a todo vapor na empresa, pois a falta de uma interação adequada pode fazer com que o funcionário se sinta perdido em seu novo ambiente de trabalho, gerando desmotivação desde o principio. O funcionário que acabou de ingressar na empresa tem que se sentir bem adaptado, caso contrario ele pode não ter vontade de permanecer na empresa, o que acarreta em alta rotatividade.

PLANO DE AÇÃO

Com uma estratégia clara e definida onde os responsáveis pelo recrutamento e seleção precisam ter uma visão voltada para o futuro, ou seja, tem que identificar as pessoas que serão necessárias em longo prazo. Isso pode fazer com que a empresa não tenha alta rotatividade.

Pequenas ações podem fazer com que as empresas desenvolvam uma estratégia correta na hora na contratação.

  1. O pessoal de recrutamento e seleção deve entender as necessidades e os objetivos da organização. É nessa primeira fase que os futuros colaboradores serão captados e os responsáveis pelo recrutamento e seleção devem estar preparados para ver a criatividade e inovação dos candidatos, somente dessa forma serão captados os melhores candidatos.
  2. Na segunda fase é a fase da eliminação onde os candidatos devem ser observados ao máximo dando preferencia aos mais criativos e descartando aqueles que não atendem aos requisitos mais básicos, fazendo assim uma seleção mais assertiva.
  3. Um dos processos que levam mais tempo é o de avaliação dos candidatos, pois nesse processo serão avaliadas suas competências. Deve-se fazer mais do que uma entrevista e preferencialmente com mais de um avaliador. Alguns testes e dinâmicas serão de extrema importância para avaliar o perfil dos candidatos, ou seja, se os mesmos possuem potencial de liderança, espírito de equipe, etc.
  4. A última fase é a de decisão final onde ficarão os candidatos a serem contratados. É a fase em que o gestor da área deve entrevistar o candidato que será contratado e analisando se o perfil dos candidatos selecionados está de acordo com sua requisição. O ideal seria contrata-los por um período de tempo, por exemplo, como um estagiário, dessa forma será avaliada suas competências e ajudando no processo de decisão final.

BIBLIOGRAFIA

Almeida, Walnice – captação e seleção de talentos, São Paulo 2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com