TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 12

Principais Conceitos – Recrutamento e Seleção

Conceito de Recrutamento

O termo “recrutamento” é ter atitude em recrutar. Seu significado teve origem inicialmente nos exércitos, onde captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha era habitual. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi incorporado e chamado Recursos Humanos (RH), em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal (GIL, 2001).

São usados técnicas e procedimentos nas empresas para atrair candidatos potencialmente qualificados para a organização (CHIAVENATO, 1995).

Os métodos para captação de pessoas ás vagas, serão rigorosamente aplicados nos processos de seleção. Para isso, os “caça talentos” abordam inúmeras modalidades - recrutamento, buscando encontrar profissionais com destaque em determinadas funções exigidas pelo contratante ou empresa (CHIAVENATO, 2002).

Existem muitos assuntos importantes quando se trata de recrutamento e seleção, não é um simples processo para incluir profissionais nas organizações. O recrutamento é um processo bem elaborado pela organização, profissionais capacitados e métodos eficientes, a fim de atrair profissionais de extrema necessidade da empresa e altamente qualificados, com um foco centrado para a respectiva vaga disponível.

Conceito de seleção de pessoas

 A seleção é a escolha dos candidatos para a organização, que foram àqueles que responderam positivamente aos vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (França 2007 apud Oliveira 2008).

“Santos (1973) diz que A seleção é um processo pelo qual são escolhidas pessoas adaptadas em determinadas ocupações ou esquema operacional.”

Segundo Robbins (1996), “seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo”.

John Ivancevich (1995) diz que “A seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado”.

A definição do perfil será por competências como conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias e determinantes para a estruturação mais adequada para o processo de seleção (RABAGLIO, 2001).

Nas organizações onde as estruturas são mais flexíveis e horizontais, o conceito de cargo já não é tão importante quanto a alguns anos atrás, mas sim, competências profissionais são diferenciadoras nas políticas de gestão de pessoas (ROBBINS, 2004).

A seleção é a escolha dos candidatos para a empresa, ou seja, aqueles que responderam positivamente as várias etapas de analises de avaliação e, aos requisitos da vaga.

Baseada em análises do cargo, tomada de decisão e contratação, as utilizações das ferramentas, buscam e formam um conjunto que visam o perfil certo para a vaga certa na empresa. Processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes métodos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.

A Desvalorização da área de Recrutamento e Seleção

A área de Recrutamento e Seleção vem se desvalorizando porque acaba sendo operacional sem relevância, sem estratégia,  praticando assim uma percepção de atuação basicamente operacional sem expressividade dentro de uma organização.

Alguns itens foram abordados sobre a desvalorização do R&S nas organizações.

  • Gestão estratégica de Recursos Humanos enfraquecida, pois sua atuação é frequentemente operacional e, ocasionalmente, tática, enfatizando a visão interna à organização;
  • A falta de informações sobre o mercado de trabalho reforça o recrutamento interno, vinculando o desenvolvimento organizacional ao desenvolvimento interno de Recursos Humanos, dando assim um espaço bem limitado de opções;
  • Processo de escolha dos indivíduos sem estratégia organizacional, sendo visto como função restrita aos Recursos Humanos, e de caráter operacional, que, em pesquisa empreendida entre profissionais definidos como “talento”, não houve consenso sobre o que seriam as características de seu perfil e de suas competências.

Conceito Estratégico sobre recrutamento e seleção.

Considerando a grande desvalorização dos métodos de R&S, podemos observar que médias e grandes organizações estão adotando funções estratégicas de R&S, a fim de buscar e lapidar melhor os profissionais de acordo com a vaga em aberto na organização. Analisando taticamente o perfil recrutado e a vaga disputada para ver sua real necessidade.

A estratégia deve ser utilizada focando a necessidade da organização visando o mercado de trabalho e os melhores profissionais disponíveis nele e, não somente para satisfação pessoal de diretores ou até mesmo funcionários. Buscando também na função estratégica colocar os melhores profissionais para recrutamento e seleção a fim de alcançar talentos no mercado interno e externo.

Conceito das siglas R&S

De acordo com várias literaturas abordadas o recrutamento e seleção são atividades que estão plenamente interligadas, andam sempre lado a lado e fica difícil fazer uma separação entre elas, embora curiosamente se refiram a resultados finais distintos. Desta forma, R&S se une em varias literaturas existentes, como exemplo o livro de “Gestão de Pessoas – Luis Cesar G. de Araújo”.  Ao contrário de literaturas como a de Idalberto Chiavenato no livro Gestão de Pessoas que, aborda o Recrutamento e Seleção como dois processos distintos.

---------------------------------//--------------------//----------------------------- 2 ª parte

Evolução histórica

A evolução histórica dos recursos humanos traz em seu contexto, diferentes formas de como lidar com as pessoas dentro das organizações, como usarem as ferramentas adequadas que vão contribuir para a contratação dos novos funcionários  dentro da empresa, sempre importante observar os conceitos e as formas de recrutar e selecionar os novos funcionários.

O século XX pode ser definido como o século das burocracias ou o século das fábricas, as mudanças e transformações que aconteceram, marcaram completamente a maneira de administrar as pessoas.

Ao longo do século XX, surgiram três formas organizacionais distintas: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação.

Na industrialização clássica, existiam os departamentos de pessoas, fazendo com que as exigências legais sejam cumpridas, assim como para o feito dos pagamentos, aplicações de advertência, medidas disciplinares, cumprimento de contrato, contagem de férias. Os departamentos de relações industriais se restringiam ás atividades operacionais e burocráticas. As pessoas estavam sendo considerados como máquinas, predominando o conceito de mão-de-obra, tradicionais fatores de produção, a natureza, o capital e o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com