TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta o estudo em relação as formas corretas de recrutamento e seleção, no qual mostra as técnicas são mais utilizadas na hora de se recrutar e selecionar novos funcionários par a empresa.

Com base nos artigos que foram apresentados para o desenvolvimento deste trabalho, pode se coletar várias informações que foram eficazes na elaboração deste trabalho, no qual, poderá colaborar para um maior conhecimento para quem busca se especializar nesta etapa que é bastante importante, que é recrutamento e seleção.

O trabalho acrescenta ainda que é uma etapa que deve ser feita com bastante eficiência, pois, é nesta etapa que deve se agregar pessoas que realmente estão interessadas em fazer parte da empresa contribuindo então para o crescimento da mesma, pois, se contratar pessoas erradas, ou seja, pessoas que não queiram realmente permanecer na empresa, os gastos serão ainda maiores.

Sendo assim, pode se dizer que no decorrer do trabalho, serão apresentadas várias informações que são de grande importância para todos que se interessam em adicionar mais conhecimento a sua vida pessoal e profissional.

2. DESENVOLVIMENTO

Para as empresas, o trabalho de recrutar e selecionar pessoas capacitadas, que contribuam para o crescimento da empresa e que sejam fiéis a ela não é tarefa fácil, porém, não é impossível, por isso, deve se adotar medidas e técnicas de seleção que sejam bastante eficazes.

O primeiro artigo apresenta as maneiras corretas de se realizar a divulgação de vagas e como saber recrutar e selecionar de forma correta. Segundo o artigo, as formas mais utilizadas para o processo de recrutamento são: anúncios em jornais e revistas, agências de recrutamento, contatos com escolas e universidades, cartazes, por indicação de funcionários, consulta ao arquivo de candidatos e banco de dados de candidatos.

O artigo ressalta também que a análise do currículo do candidato deve ser feita com bastante eficácia, pois é no currículo que se pode obter as primeiras e principais informações do candidato, sendo esta análise bastante importante para conhecê-lo melhor. A ideia principal apresentada pelo artigo é de contratar pessoas certas para a tarefa, função ou cargo certo, de modo a colaborar para a satisfação do cliente. Isso quer dizer então que requer do entrevistador conhecimento sobre o cargo divulgado e também conhecimento sobre o candidato desta determinada vaga.

A seleção, de acordo com Chiavenato(1999), compara, decide e escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, provas de conhecimento e capacidade, testes psicométricos de personalidade e técnicas de simulação.

Sendo assim, as características que a seleção pretende encontrar em um candidato são:

Execução da tarefa entre si: atenção concentrada para detalhes, aptidão numérica, aptidão verbal e entre outras;

Interdependência com outras tarefas: Atenção dispersa, visão de conjunto, iniciativa própria e entre outros;

Interdependências com outras pessoas: Relacionamento humano, habilidade interpessoal, colaboração e cooperação e entre outros;

As formas para se verificar as características dos candidatos de acordo com o artigo são: Entrevista totalmente padronizada, entrevista padronizada, entrevista diretiva ou não diretiva, provas de conhecimento, provas orais, provas escritas, testes e entre outros.

O segundo artigo já apresenta as formas de dinâmica de grupo, que são uma maneira de se conhecer os candidatos pela sua forma de se relacionar com outras pessoas, comportamentos, comunicação, nível de iniciativa e liderança. A partir da dinâmica fica mais fácil identificar se aquele ou aqueles candidatos podem ou não preencher determinada vaga. Mas para isso, é preciso eficácia para a elaboração e desenvolvimento da vaga. No artigo então, é apresentada as etapas da dinâmica que são:

Apresentação: que é uma pequena descrição de si que cada participante fará;

Aquecimento: que é a forma em que se pode quebrar o gelo dos participantes, ou seja, uma forma de relaxar;

Atividade principal: Que pode ser subdividida em três tipos:execução ou realização,comunicação, situacional, seja então a forma principal de se reconhecer melhor os candidatos.

O artigo também revela que é preciso ao final da dinâmica, perguntar aos participantes o que eles acharam da dinâmica, onde o entrevistador ouve suas opiniões e argumentos, utilizando o feedback.

Após a leitura dos artigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com