TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e seleção

Por:   •  10/9/2015  •  Dissertação  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado atual depara-se com uma constante disputa na captação de novos talentos. Saber onde localizar esses profissionais passa a ser uma tarefa essencial aos gestores. Como reconhecer um talento que se enquadre a um determinado cargo e que atenda as expectativas e necessidades da organização? Após a contratação do funcionário, o que fazer para manter esse funcionário na empresa e não perdê-lo para a concorrência?

Tamanho da resposta: Síntese com no máximo 12 linhas.

Estrutura: texto formal com coesão e coerência.

Os resultados da análise de potencial e avaliação de desempenho identificam os talentos na empresa. Os cargos oferecidos são avaliados por uma pontuação em relação a um nível para cada fator, o qual resultarão em pontuação favoráveis ou não em níveis de competências e habilidades; esforço; responsabilidade; ambiente de trabalho e relacionamento. A captação de recursos humanos procura trazer talentos preparados com características e competências para atender a organização.

Os modernos programas de gestão de pessoas são fundamentais para atrair e reter talentos fazendo que as organizações mantenham um clima favorável de trabalho, conheçam e reconheçam as pessoas que fazem a diferença. Outras maneiras de atrair e manter talentos são: processo seletivo ótimo, avaliação de desempenho, perfil do cargo e das pessoas adequados, treinos contínuos, equipes integradas, participação de todos, desenvolvimento do conhecimento, remuneração adequada, participação nas decisões e resultados, líderes eficazes, oportunidade de crescimento, motivação no trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho.

Nas organizações elas serão representadas pelo reconhecimento do trabalho realizado, confiança na realização de tarefas e oportunidade de desenvolvimento.

 Outro item básico como fator de retenção de talentos são as remunerações competitivas no mercado de trabalho

Outra estratégia de desenvolvimento e retenção de talentos é o benchmark de profissionais. O benchmark é uma expressão utilizada nas organizações para definir estratégias de comparação com outras organizações, produtos ou serviços de sucesso.

"Em curto prazo, os atrativos financeiros são mais rápidos e eficazes, mas a longo prazo, o desenvolvimento e a evolução de carreira passam a ser mais importantes, pois as variáveis financeiras tornam-se consequência", e, consequentemente, retê-los

 A disputa das empresas para captar talentos pode ser explicada, basicamente, por dois grandes elementos. Primeiro - a escassez de mão de obra qualificada no mercado: decorrente de um sistema educacional ruim, profissionais com ausência de conhecimento de outros idiomas, desinteresse do profissional por adquirir novos conhecimentos ou ambição excessiva - crescimento profissional e a qualquer custo. Segundo: muitas empresas não têm programas claros de desenvolvimento, carreira e sucessão para seus profissionais, principalmente para os melhores talentos. Isso pode fazer com que as empresas percam profissionais por não terem clareza de suas possibilidades futuras e, em segunda instância, dificulta - e torna mais lenta - a reposição do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com