TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estágio

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 9

  CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB COC

UNISEB INTERATIVO

        CURSO DE ADMINISTRAÇÃO        

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL

Leidiane Aparecida Tavares

Polo/Mariana

2015

[pic 1]

Leidiane Aparecida Tavares

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL

[pic 2]

Ribeirão Preto

2015[pic 3]

SUMÁRIO

  1. Referência: Responsabilidade Social e Organizacional.................................03
  2. A Organização................................................................................................04
  3. Área da Administração: Responsabilidade Social Organizacional.................05
  4. Considerações  Finais....................................................................................08
  5. Referências  Bibliográficas.............................................................................11

[pic 4]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Responsabilidade Social Organizacional

  1. Referência: Responsabilidade Social Organizacional

                Há várias décadas – pelo menos, desde a década de 50 do século XX – que o tema da Responsabilidade Social das Empresas tem vindo a animar os interesses dos investigadores e gestores; nos últimos anos, tem-se sentido um interesse acrescido na temática, tanto no meio acadêmico, como no meio empresarial. Desde cedo, que os investigadores procuram relacionar os comportamentos socialmente responsáveis das empresas com o seu desempenho financeiro, todavia esta relação não é necessariamente positiva. O relatório foi estruturado de acordo com as visitas e trabalhos prestados por mim a instituição onde estagiei e tem como objetivo mostrar como a empresa funciona e como pude aplicar meus conhecimentos adquiridos no curso de administração. O trabalho foi estruturado de acordo com as visitas que fiz a empresa, todos os dias observava e anotava o que descobria de novo na empresa e dessa forma pude redigir este relatório que no item 2 mostra os dados da empresa e no item 3 pude redigir sobre o ambiente da empresa, sendo desde a relação entre funcionários, quanto dos funcionários com os clientes.

  1. A Organização

A Óptica Maria Clara, como é chamada a empresa, e uma micro empresa e está localizada na região central da cidade, o que favorece no quesito clientes. A Óptica Maria Clara possui 3 funcionários, 1 gerente e 1 presidente, e está situada a Praça Cláudio Manoel, nº 04, Centro – Mariana – MG, seu horário de funcionamento vai das 08:00 da manhã às 19:00 horas da noite de segunda a sexta e aos sábados de 08:00 as 13:00 horas.

A Óptica Maria Clara oferece serviços de manutenção, confecção e venda de óculos, venda de lentes de contato e lentes descartáveis e acessórios para óculos em geral.

A Óptica Maria Clara atende diversos tipos de clientes, desde crianças a adultos as quais precisem de seus serviços, como confecção de óculos de grau ou óculos escuros para proteção dos olhos.

 O mercado que a empresa atua e um bom mercado pois, a Óptica está sempre movimentada, ou seja, sempre tem cliente solicitando os serviços oferecidos pela mesma.

A estrutura de organização da empresa é a organização funcional onde os cargos são agrupados de acordo com a função dos funcionários. Esta estrutura esta representada abaixo por um organograma:

[pic 5]

  1. Área da Administração: Responsabilidade Social Organizacional

A Responsabilidade Social é, na verdade, uma nova forma de gestão empresarial. Uma gestão ética e transparente, baseada em princípios e valores que estabelecem mecanismos de diálogo com seus diversos públicos, visando incorporar, ao negócio da empresa, as expectativas das partes interessadas ou impactadas pela atuação da organização - os stakeholders. Neste grupo inclui-se empregados, fornecedores, acionistas, governo e sociedade, clientes, comunidade, meio ambiente e até concorrentes.

Cardoso (2000) destaca que a empresa deverá maximizar os efeitos positivos de sua ação e minimizar os impactos negativos provocados por ela e por consequência, melhorar a qualidade de vida de todos que possam reclamar como parte interessada na atividade da empresa. De acordo Srour (2000), a responsabilidade social empresarial não se resume a uma coleção de práticas pontuais, de atitudes ocasionais ou de iniciativas motivadas pelo marketing, pelas relações públicas ou por quaisquer outras vantagens comerciais. Segundo Martinelli (1997), a correta prática da responsabilidade social pode melhorar o desempenho e a sustentabilidade a médio e longo prazo da empresa, proporcionando: valor agregado à imagem corporativa da empresa; motivação do público interno; vantagem competitiva; facilidade no acesso ao capital e financiamento; reconhecimento dos dirigentes como líderes empresariais; melhoria do clima organizacional, dentre outros. As empresas socialmente responsáveis tendem a se destacar pelo seu padrão de comportamento ético-social, demonstrando comprometimento com a comunidade local e com seus funcionários, por meio de ações sociais, cujo principal objetivo não é o marketing, mas o desenvolvimento local. A Responsabilidade Social assumida de forma consistente e inteligente pela empresa, pode contribuir de forma decisiva para a sustentabilidade e o desempenho empresarial da mesma.

Segundo Robert Dunn (1998, p. 5.), presidente do Business for Social Responsability (BSR), organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada à divulgação da responsabilidade social nos negócios:

Ser socialmente responsável é um dos pilares de sustentação dos negócios, tão importante quanto a qualidade, a tecnologia e a capacidade de inovação. Quando a empresa é socialmente responsável, atrai os consumidores e aumenta o potencial de vendas, gerando maiores lucros para os acionistas. Além disso, também é, hoje, um sinal de reputação corporativa e da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com