TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  24/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.538 Palavras (23 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 23

1- Introdução

Relatório de Estágio Supervisionado I em cumprimento a exigência para conclusão do Curso de Bacharel em Administração de Empresas das Faculdades Integradas Simonsen conforme a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 26 de setembro de 2008.

 Desenvolvido por, aluna do Curso de Administração, com o número de matrícula, onde foi realizado nas Faculdades Integradas Simonsen, em 15 setembro de 2010, concluído em 31 de março de 2011, tendo como finalidade de por em prática no mundo profissional tudo o que foi estudado  na teoria em sala de aula. Aqui relato minhas experiências no Setor de Biblioteca, onde realizei atendimento telefônico, atendimento ao usuário (interno e externo) no balcão, auxiliar o usuário (interno e externo) na localização das obras no acervo, auxiliar quando solicitado a pesquisa bibliográfica no sistema CARIBE por (autor, título ou assunto), identificando o item desejado pelo usuário, arquivar carteirinha por matrícula (aluno), arquivar fichas de livro (empréstimo domiciliar), buscar material no almoxarifado, e no serviço de reprografia, buscar mapas na sala dos professores, trabalhar no inventário do acervo (semestral), efetuar levantamento dos alunos em débito com o serviço de empréstimo domiciliar, emitir carta cobrança para alunos em débito, registrar e controlar periódicos, auxiliar nas rotinas do processamento técnico e carimbar e colocar registro nos livros.

Futuramente, espero levar daqui experiências adquiridas em sala de aula e na prática do estágio, onde estive sempre interagindo e despertando minhas capacidades de análise, reflexão, aprendizado e comparação entre a teoria e a prática, intencionando levar conhecimento a outras empresas aonde venha a trabalhar, procurando estar sempre motivada a aprender e executar minhas tarefas para me tornar uma excelente profissional.

Relatarei também aqui como funciona o setor onde realizei o estágio, cuja principal função é o atendimento ao discente; como funciona a Instituição onde realizei o estágio e como ela é composta, sua missão, visão, a tecnologia utilizada, o sistema de informação e comunicação, entre outros. E também a importância do estágio para o meu preparo para o mercado de trabalho que está cada dia mais exigente.

                                                                                                                                           

2- A Organização

A Organização Brasileira de Cultura e Educação – ORBRACE, mantenedora da Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen – FEFIS, congenitoras de várias outras, inscrita no CNPJ 34.181.347/0001-08, fundada em 03 de fevereiro de 1971, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro – RJ, estabelecida à Rua Ibitiúva, 193 – Padre Miguel, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, de Utilidade Pública Estadual e Municipal, de acordo com o Dec. 179, de 09/07/75, de Utilidade Pública Federal, de acordo com o Dec. Lei 86.174, de 02/07/81, de fins filantrópicos, de acordo com o Dec. Lei 1.572, de duração indeterminada, está também certificada no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, Órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), sob n.º 08/009904/00, e é portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS pela resolução CNAS nº 151/00, validada pela Certidão emitida em 29/02/2008. A Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen – FEFIS, fundada em 25/08/1971, credenciada pelo Decreto Federal n°69.126, publicado em 26/08/1971, foi inicialmente integrada pelas faculdades: Faculdades de Administração, Contabilidade e Economia “Prof. Mario Henrique Simonsen” e Faculdade de Ciências e Letras Mario Henrique Simonsen, sendo mais conhecida na região como Simonsen. É uma Instituição de vanguarda, que incentiva um ensino moderno, apoiado em princípios humanísticos e éticos, cujos ideais se voltam para a transformação da sociedade atual, em uma sociedade cidadã, consciente dos seus direitos e deveres.

Logo no começo, a Organização era feita sem uma estrutura completamente definida, as primeiras instalações eram pequenas e com poucas salas. Não haviam coordenadores de cursos, eles ficavam subordinados a Direção Geral. Em 1978, foi criada a Diretoria de Ensino, para cuidar da Organização Pedagógica das Faculdades.

As Faculdades Simonsen hoje é uma das instituições que mais capacitam profissionais para o mercado de trabalho das regiões onde atua. Oferece vários cursos para diferentes áreas do mercado, são eles: Administração de Empresas, Gestão Empresarial, Ciências Contábeis, Geografia- licenciatura e bacharel, História, Pedagogia – nas habilitações de Administração escolar, Orientação Educacional e Magistério – Letras nas hablitações português/inglês e português/literatura – e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui cursos extra-curriculares, cursos de extensão, Pós-graduação, cursos de inglês (Clis), além da parceria com a Univercidade Candido Mendes (UCAM) que oferece os cursos de Direito, Engenharia de Produção com ênfase em Petróleo e Gás. A Simonsem também vem incentivando o corpo docente, discente e comunidade do entorno, a usar os serviços de reprografia, biblioteca tradicional e digital, Ação Social, Centro de Tecnologias Aplicadas, laboratórios de informática e geografia, auditório, áreas de esporte e lazer, Colégios de Aplicação etc, além dos Campi ecológicos de Macaé de Cima e Grumari. Dando continuidade as suas atividades fins (ensino, pesquisa educacional, práticas investigativas e extensão) e sobretudo, dentro de uma nova visão metodológica (ênfase na "Técnica de Aprendizagem – Aprender a Aprender") e integração dos diversos níveis de ensino, com uma educação cidadã e responsabilidade social.

                                                                                                                                 

         

Missão

Preparar o ser humano para autodesenvolver-se de forma continuada, capacitando-o como cidadão ético, solidário, empreendedor, e que saiba, principalmente, construir pensamentos críticos, baseados na informação e no conhecimento; e, em função da responsabilidade social da Instituição, oferecer condições para estudar.

Visão

Manter-se como uma Instituição de Ensino inovadora, flexível, democrática e agradável, objetivando o aumento da qualidade de vida, da renda e da oferta de trabalho, sempre com compromisso social, excelência em seu corpo docente e qualidade nos serviços oferecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com