TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado Em Alimentação

Por:   •  27/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.745 Palavras (23 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA

SHIRLEY MOREIRA DE ARAÚJO

RIO DE JANEIRO, RJ

2022

[pic 3]

NOME DA INSTITUIÇÃO

Universidade Pitágoras Unopar

Shirley Moreira de Araújo

NOME DO COORDENADOR DO CURSO

Rômulo Cabral

NOME DO SUPERVISOR

Hélio Alberto Pinheiro de Souza Crn 20100204/Rj

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

1.        APRESENTAÇÃO        4

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO        7

4.        UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO        8

4.1 Caracterização do Serviço        8

4.2 Características Físicas        8

4.3 Pessoal        10

4.4 Controle de Qualidade        11

4.5 Cardápio        11

4.6 Higienização        11

4.7 Funcionamento Geral        12

4.8 Instrumentos Administrativos        12

4.9        Segurança do Trabalho        12

5 ATIVIDADES DE ESTUDO DE CASO        13

5.1 Atividade 1        13

5.2 Atividade 2        20

3        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        26

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

5        REFERÊNCIAS        28

  1. APRESENTAÇÃO

O estágio em Nutrição na Alimentação Coletiva, foi realizado no setor de alimentação Creche Iracy Moreira Theodoro. A unidade é comporta por três funcionários, sendo um cozinheiro e dois ajudantes de cozinha. A UAN é encarregada de ofertar 3 refeições, sendo elas café da manhã, almoço e janta,  para os alunos da pré-escola, que têm á partir de 4 anos de idade. Ao todo, a unidade de alimentação oferta, diariamente, cerca de 40 refeições. Têm o cardápio proposto por nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, por ser escola municipal, porém a área de produção não tem nenhum tipo de assistência.

O grande enfoque da escola e seu setor de alimentação é garantir refeições de qualidade para as crianças que ali estudam, visto que são um público de grande vunerabilidade social, onde precisam de um suporte alimentar com bom aporte nutricional e a escola o faz.


  1. INTRODUÇÃO

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) como os as escolas, creches, restaurantes universitários são denominadas Serviços de Alimentação e Nutrição (SAN) (COSTA et al., 2017). Trata-se de espaços que desempenham atividades relacionadas à preparação e fornecimento de refeições adequadas nutricionalmente ao público destinado. Tem como objetivo principal servir refeições saudáveis do ponto de vista nutricional e higiênico sanitário (LANZILLOTTI et al., 2004;TRANCOSO; TOMASIAK, 2004).

O Estágio em Unidades de Alimentação e Nutrição é de suma importância para que os alunos possam aprender na prática e vivência como é a rotina em uma cozinha, onde possa aplicar atividades relacionadas à boas práticas de manipulação, fazer controle de estoque eficiente para aquele determinado público, evitar gastos e sobras e um cardápio adequado para os alunos.

A qualidade microbiológica dos alimentos é de extrema importância e se destaca em relação às outras, posto que qualquer erro durante o processo pode suscitar o comprometimento direto da saúde dos comensais. Essas falhas podem provir de perigos dispostos em qualquer etapa da produção de alimentos, tornando-se imprescindível a implantação de um controle adequado ao longo de toda a cadeia (ABREU; SPINELLI, 2013).

Com base nisso, Florencio e Maistro (2010) ressalta a importância do profissional nutricionista nesse processo (quando se faz o exercício da responsabilidade). Conforme o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o nutricionista, é atribuição deste, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas (ESTEVAM; CABRAL, 2017).

O âmbito escolar é um dos ambientes de predominância do público infantil constituindo-se um local para a aprendizagem dos conteúdos básicos do ensino, além de ser considerado como campo estratégico para a realização de ações voltadas para a promoção da saúde e dos hábitos alimentares saudáveis (CARVALHO, 2015; SILVA; ALMEIDA; SOUSA, 2016).

Apesar de muitas escolas não se sentirem responsáveis pela prática de saúde em seus ambientes, é de suma importância seu papel na educação alimentar, pois lida direto com as famílias podendo haver promoções de saúde juntamente com a comunidade, para que exista uma conexão das crianças com os adultos, trabalhando juntos no processo de aprendizado, para assim, melhorar a qualidade de vida como um todo (MEDEIROS et al., 2018).

O profissional nutricionista está presente também nas Creches, trazendo segurança alimentar para as crianças matriculadas, tanto na alimentação adequada quanto na higienização e funcionamento da cozinda.

A partir do exposto, o relatório tem como objetivo trazer as atividades desenvolvidas na Escola Municipal Ruy Barbosa.


  1. ATIVIDADE DO ESTAGIÁRIO

                   3.1- Higienização dos alimentos

3.2- Organização de materiais voltados para ação educativa

3.3- Coordenação da área alimentar

3.4- Elaboração de cardápio

3.5- Verificação da validade dos alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (943.2 Kb)   docx (952.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com