TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância do Capital Intelectual e Humano no Âmbito Organizacional.

Por:   •  18/10/2019  •  Artigo  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE SHALOM DE ENSINO SUPERIOR

       

                                             MARIANA SILVA DE ALMEIDA

A RELEVÂNCIA DO APROVEITAMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL E HUMANO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

                                         

                                                   

     UBERLÂNDIA – MG

                        2015

                                 MARIANA SILVA DE ALMEIDA

A RELEVÂNCIA DO APROVEITAMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL E HUMANO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado no 4º período, do Curso de Graduação em Gestão de Recurso Humanos da Faculdade Shalom de Ensino Superior FASES. Sob a orientação do Professor Gerson Cuenca.

UBERLÂNDIA – MG

2015

                              MARIANA SILVA DE ALMEIDA

A RELEVÂNCIA DO APROVEITAMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL E HUMANO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

Trabalho de conclusão de curso desenvolvido por Mariana Silva de Almeida e apresentado no 4º período, do Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Shalom de Ensino Superior – FASES. Sob a orientação do Professo Gerson Cuenca.

Aprovado (a) em _______ / _________/ __________

 

COMISSÃO EXAMINADORA

 

________________________________________________________________________

  Nome:

Titulação:

________________________________________________________________________

  Nome:

Titulação:

________________________________________________________________________

  Nome:

Titulação:

AGRADECIMENTOS 

A RELEVÂNCIA DO APROVEITAMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL E HUMANO NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

Mariana Silva de Almeida¹

Gerson Cuenca²

RESUMO

Nos últimos anos, com a vinda da globalização surgiram novas formas de interpretação e percepção da sociedade como um todo. Nesse caso as organizações começaram a compreender a existência de um novo elemento de produção a ser administrado, o capital intelectual e juntamente com este o capital humano. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância do capital intelectual e humano e seus impacto na performance organizacional. Sob essa ótica, este artigo procura conceituar o capital intelectual buscando entender a importância deste ativo intangível na empresa para obtenção de vantagens competitivas e a avaliar o impacto do capital intelectual no desempenho das empresas. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica (através de livros e artigos), cujo método utilizado foi o dedutivo. Esta elaboração tem grande relevância por se tratar de um tema da atualidade, como também, para as organizações, formandos e gestores que estão interessados em obter conhecimentos sobre o capital intelectual e sua importância para competitividade empresarial. Após análise das diferentes pesquisas bibliográficas constatou-se que para uma empresa ser competitiva no mercado vai decorrer do grau de conhecimento que seus colaboradores possuem. No entanto, não basta que os funcionários da empresa tenham um nível excelente de conhecimento se a organização não dá liberdade para o colaborador expor e praticar o que sabe.

Palavras-chave: Capital Intelectual. Capital humano. Competitividade.

_______________________

¹ Informações do Curso e Período.

² Informações do Orientador. Simplificado

1 INTRODUÇÃO

Num cenário globalizado de constantes mudanças, houve uma profunda alteração da estrutura das empresas, sentindo-se, portanto, a necessidade de se buscar alternativas rápidas e sustentáveis, uma vez que nos dias de hoje, o capital intelectual vem se tornando um fator de ampla relevância na área empresarial. Assim, o capital do conhecimento, originado através do investimento em capital humano qualificado, agrega recursos financeiros para as organizações.

Devido à mudança de paradigmas decorrentes dos grandes acontecimentos da história do cenário econômico, a considerar a transição da era industrial para uma era baseada no conhecimento, o intelecto humano passa a ser a base para transformação de produtos e serviços. A relevância deste capital é o fato de que todas as ferramentas necessárias a execuções das tarefas dentro de uma empresa estão na cabeça dos trabalhadores.

Portanto, busca-se nessa pesquisa resolver a seguinte questão: É através da inteligência que as empresas conseguem a excelência no mundo dos negócios?

 A excelência organizacional é alcançada por meio de pessoas talentosas que utilizam a cabeça, a expertise concentrada dentro do cérebro, demonstrando saber agir em diversas situações como, sentir o mercado, pensarem estrategicamente, criar, inovar produtos e serviços com diferencias de mercado, transformando-as em oportunidades.

A sociedade e os indivíduos estão vivenciando uma era de informação e aceleradas transformações tecnológicas decorrentes da disseminação e acúmulo de informações. Como não se sabe prever o conhecimento que será necessário no futuro, torna-se indispensável o desenvolvimento de habilidades que ajudem as organizações a se adaptarem aos processos de mudanças. Em razão desse contexto, a criatividade tem sido apontada como recurso valioso que as empresas dispõem para garantirem sua sobrevivência em busca do diferencial competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com