TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância do planejamento dos processos de RH.

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 –Recrutamento e Seleção        4

2.1.1.1 Título nível 4 – Legislação e Pratica Trabalhista           7

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Realização de um Plano de Auditoria Anual        9

4 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

ANEXOS        13

ANEXO A – Descrição de Cargos        4

ANEXO B  – Inventario da Função        17

ANEXO C  – Plano de Auditoria Interna        18


INTRODUÇÃO

O processo de recrutamento e seleção pode ser analisado como uma etapa decisiva para a rotina de qualquer organização, independentemente do ramo de sua atuação. Os critérios de seleção devem levar em conta as necessidades da empresa, de forma planejada e equilibrada.

Outro aspecto importante a ser observado é o compromisso que a empresa, (No caso o salão de beleza), deve ter em acompanhar as tendências de mercado, seja no aspecto da remuneração dos colaboradores, ou no oferecimento de produtos atrativos para clientes, consolidados e potenciais.

No processo seletivo e sobretudo no dia a dia da empresa, não se pode perder de vista o respeito à hierarquia, porém sem deixar de ressaltar a importância de todos os membros que formam o corpo da organização. Para ilustrar essa situação, o presente trabalho acompanhará todo processo de seleção e contratação de uma recepcionista e de uma manicure, contratações que fazem parte do processo de expansão do salão de beleza.


  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento e Seleção: cargos de Manicure e Recepcionista

Para o recrutamento dos novos colaboradores serão utilizadas as técnicas de recrutamento externo, tendo em vista que o salão da família Bertocci está se expandindo, possibilitando a ampliação da composição da equipe, além da atualização do estilo de trabalho e das tendências do mercado, trazendo novas ideias para este empreendimento realmente ser renovado.

 A divulgação dos cargos será feita através de anúncios em jornais, pois segundo Elgenneni (2009), anúncios em jornais são uma excelente opção no recrutamento. Já para os cargos mais específicos, o autor recomenda que sejam publicados anúncios em revistas especializadas. Outra forma de divulgação, prática e eficaz, é a feita por meio de cartazes afixados próximos aos estabelecimentos com as vagas disponíveis, pois além de apresentar um custo baixo para a organização, em alguns casos, tal recurso se mostra muito eficiente.

 O processo de recrutamento dos candidatos é composto de várias etapas, Dentre as quais destacam-se: separação  dos currículos, que se aproximem dos cargos de manicure e recepcionista, que serão avaliados individualmente possibilitando a formação de um grupo limitado, que viabiliza a escolha do candidato adequado para preencher a vaga.

 Após a seleção, são feitas entrevistas, face a face, nas quais o candidato é entrevistado individualmente, e que segundo Elgenneni (2009), trata-se do instrumento de avaliação mais utilizado, no qual há um contato direto entre o candidato e o avaliador. Ainda para o autor, esse momento de conversa é considerado fundamental ao processo de recrutamento.

As perguntas feitas aos candidatos, durante a entrevista, consistem em informações fundamentais para o preenchimento das vagas de Manicure e Recepcionista. Abaixo seguem as perguntas mais freqüentes:

 

  1. Fale sobre você?
  2. Do que você gosta e do que você não gosta?
  3. O que você faz em seu tempo livre?
  4. Você era um bom estudante?
  5. Fale um pouco sobre sua família?
  6. Por qual motivo você saiu da empresa anterior?
  7. O que melhor lhe qualifica para o cargo em questão?
  8. Qual a sua pretensão salarial?
  9. Você já trabalhou com público?
  10. Qual é o seu potencial de trabalho?
  11. O que motiva você ao Trabalho?
  12. Por que você escolheu essa carreira?
  13. Como você se comporta quando algo não sai como planejou?
  14. Quais são seus maiores interesses quanto ao cargo em questão?
  15. Porque deveríamos te contratar?

A postura do entrevistador tem que ser de Empatia. Segundo Elgenneni (2009), o selecionador tem que sempre colocar-se no lugar do outro e tomar alguns cuidados, que se observados com rigor, podem impactar positivamente no resultado das entrevistas, tais como: começar a entrevista com perguntas simples, formular as perguntas objetivamente, estar atento a tudo que se refere ao comportamento do candidato, observar atentamente a apresentação visual do entrevistado, esclarecer informações pessoais e profissionais, etc.

2.1- Política de cargos e salários

                          Remuneração e Política de Cargos e Salários

        O modelo de remuneração, aplicado no salão de beleza da Família Bertocci, é o de Remuneração Variável, que segundo Guirro, Jardinette E Gasparotte (2009), é baseado nos Resultados obtidos pela empresa, fundamentados pelo desempenho individual e da equipe e pelo cumprimento de Metas pré-estabelecidas. Os autores recomendam que o RH da empresa pode ter o auxílio de uma consultoria, que apesar do custo, oferece vantagens, pois o trabalho será feito junto com a equipe operacional do próprio salão, que participando deste processo dará continuidade a implantação de uma política de incentivos ou de participação nos lucros aos colaboradores, incluindo as novas contratadas. Com base no modelo adotado pela consultoria especializada, é possível a geração de uma planilha de custos e despesas do salão, para que seja feito um diagnóstico, composto por pontos positivos e aspectos a serem aprimorados, que será comunicado aos colaboradores mensalmente, a fim de que o salão caminhe com sucesso e sem prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (482 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com