TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Modernidade e identidade

Por:   •  3/12/2017  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

A modernidade e Identidade

Nome: Stefaní Moura

Resenha

O autor introduz  falando sobre o divórcio e um novo casamento como podem afetar a vida de uma pessoa, podendo ajudar para um crescimento pessoal e para fortalecer a união de alguém. Também mostra que quanto mais tempo for um relacionamento maior será o luto após um divórcio e mesmo que o casal seja infeliz na relação é natural ter esse luto, já quem não tem esta fase de luto futuramente pode aparecer  como o sentimento de amargura. De acordo com Wallerstein e Blakeslee passar por um período de luto  é a chave para retornar ao controlo de si próprio. Quando se tem um casamento longo a identidade dos indivíduos acaba se tornando “única” porém ao término do casamento cada pessoa tem a chance de se encontrar novamente, para ser capaz de viver. O autor questiona sobre os problemas que todas as pessoas passam e sobre a panorama social da modernidade. Em uma das suas resposta pode ser perceber que os problemas nas nossas vidas sempre vão acontecer tanto problemas familiares, pessoais, profissionais; A modernidade sempre vão trazer mudanças importantes nestes ambientes  e as pessoas irão continuar enfrentando este problemas da melhor maneira possível.

Guiddens defende a ideia que uma situação como a da separação faz que uma pessoa consiga encontrar novos caminhos com as condições no qual a modernização nos impõe, cada indivíduo vê de forma diferente para aqueles que veem com mais positividades aquilo que a vida mostra junto com  a modernidade este processo se torna mais fácil, portanto, a um mundo cada vez mais constituído de informação, e não de modos preestabelecidos de conduta, em que o indivíduo sente-se obrigado a viver realizando escolhas contínuas que passam a compor a identidade, sempre aberta à revisões.

Guidens fala sobre a modernidade como se fosse o mundo industrializado, isso enquadra tanto no processo de produção quanto no consumismo que se tornou o sistema capitalista,devido a isso criou se o estado -nação onde organiza e faz o controle das relações sociais do capitalismo. De acordo com Guidens o estado-nação são organizações organizadas (estruturas – instituições modernas), muitas vezes tratadas como atores( agentes) que atuam no monitoramento geopolítico.

A modernidade obteve seu dinamismo descontrolado( seu tempo encurtado) após o fenômeno universal ou globa com a chegado do relógio mecânico. Este processo  provocou mudanças na vida cotidiana  provocando o provoca o desencaixe das instituições sociais. Esta é uma das características do modernidade, o aceleramento no distanciamento entre o espaço e tempo transformando o tradicional em moderno.

Pode se dizer que a globalização é uma expressão de aspectos fundamentais entre espaço e tempo no qual faz interseção entre a presença e ausência. SA globalização pode significar como uma transformação da vida cotidiana das pessoas através dos desencaixes tanto de uma forma local e global, quando operada de uma forma menor afetam vidas de pessoas mais tradicionais e também em partes mais desenvolvidas são afetadas pela conexão global e local que estão interligados aos fenômenos naturais.O global pode influenciar tanto na vidas das pessoas individualmente mas também ns decisões de cada pessoa em seu cotidiano sobre os resultados globais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com