TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica: BLUEFIT

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Critica

Publicado dia 3 de janeiro de 2019 por Mariana Fonseca, a reportagem da revista EXAME aborda como está sendo o processo de expansão da rede de academias Bluefit, a qual vem se colocando entre uma das maiores no ramo das “low-cost” no mercado brasileiro. Criada pelo empreendedor Fernando Nero em 2015, sua atual preocupação é a de implementar uma estratégia eficiente para se destacar perante as concorrentes Smartfit e Justfit. De acordo com a revista “O que fez Nero investir em mais uma “fit” foi a baixa penetração dessas novas marcas em comparação com o maior mercado de academia do mundo”. Nos Estados Unidos as redes de academias “low-cost” possuem uma penetração de 36% enquanto aqui no Brasil representam somente 13%.  

Em 2018, a empresa faturou 100 milhões de reais e pretende aumentar os ganhos para 150 milhões de reais em 2019. Para esse considerável “upgrade” a empresa aposta em exercícios que a Smartfit não oferece, tais como:  aulas livres de ginastica e aulas livres de lutas. Isso é um dos motivos que a matricula da Bluefit é em média 10 reais mais cara que a da concorrente. A marca também aposta no modelo de franqueamento como forma de diminuir custos de abertura e ampliar a capilaridade em cidades de segunda importância. Além disso, a Bluefit começa sua expansão internacional em 2019, com cinco unidades na Argentina e outras cinco na Colombia por meio de uma modelo de sociedade.

É perceptível como Fernando cumpri um dos primeiros elementos do processo de administração estratégica. Trata-se da Análise do Ambiente. Quando ele analisa que das 201 mil academias espalhadas pelo mundo cerca de 33 mil são brasileiras e que o Brasil está com uma margem de 23% atrás dos Estados Unidos, essa percepção se torna essencial para o estabelecimento de uma diretriz organizacional e a própria implementação da estratégia.

É importante ressaltar o diferencial competitivo adquirido pela rede ao disponibilizar para os clientes a opção de fazer atividades livres. De acordo com as aulas, esse diferencial competitivo “é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes. Isso ocorre porque a oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta dos concorrentes.

Portanto, pode-se considerar que essa reportagem aborda alguns conceitos básicos da administração estratégica, pois é um termo que se refere ao conjunto de diretrizes de gestão, avaliação e ferramentas concebidas para auxiliar as empresas na tomada de decisões corporativas de médio e longo prazo.

   

Corrida das “fits” se acirra: Bluefit começa expansão internacional

Concorrente da rede de academias Smart Fit faturou 100 milhões de reais em 2018 e tem como meta para este ano crescer 50%[pic 1]

Por Mariana Fonseca

access_time3 jan 2019, 11h34 - Publicado em 3 jan 2019, 06h00

São Paulo – O Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo — e sua fome por exercícios só cresce. Nos últimos anos, metrópoles têm visto a ascensão de um tipo específico de academia: as “fits”, que apostam no baixo custo aos matriculados, compensados pelo enxugamento de professores e pela alta captação de investimentos.

A mais conhecida é a Smart Fit, criada em 2009. Dois anos depois, um ex-executivo da marca criaria sua própria academia, a Just Fit. A mais nova integrante do grupo é a Bluefit, criada pelo empreendedor Fernando Nero em 2015, após 15 anos de experiência no mercado fitness. O negócio faturou 100 milhões de reais no último ano e pretende aumentar os ganhos para 150 milhões de reais em 2019. A estratégia? Explorar o calcanhar de Aquiles da maior concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (244.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com