TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Negociações Administrativas

Por:   •  8/2/2021  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Turma: 01

Nome: Filipe Ramon do Nascimento

ROL escolhida: 02

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

O ato da negociação exige do negociante, antes de tudo, o interesse. A clareza e coerção ao fazer uma proposta, bem como o foco, são fatores determinantes para o sucesso da negociação.

Quando uma empresa tem interesse em contratar um funcionário de outro país, ela precisa estar aberta as possíveis exigências que esse expatriado possa fazer, afinal, ele está saindo do seu país de origem, no qual envolve uma mudança de ambiente cultural, hábitos e rotinas totalmente diferentes.

Ambas as partes, empresa e candidato estrangeiro, precisam se ouvir, e deixar claro o interesse de cada um, ver se o que a empresa oferece está de acordo com o que o futuro funcionário deseja.  Chegar em um denominador comum nessa fase inicial, é um fator muito importante para um bom relacionamento.

O profissional de RH responsável por essa negociação, deve ter boa comunicação, ter foco sempre no bem-estar de todos na organização, e estar sempre disponível para auxiliá-lo nas dúvidas que possam surgir ao longo de sua permanência.

Um exemplo a ser dado, é na empresa onde trabalho, na Techint. A Techint é uma empresa de engenharia, que está no mercado há 70 anos. Italo Argentina, a Techint iniciou com escritório na Itália, e posteriormente na Argentina, e logo depois veio para o Brasil.

Quando a Techint prestou serviço para a COMPERJ, eu trabalhei no Departamento Pessoal, e fui um dos responsáveis pela gestão de expatriados. Em uma determinada fase do projeto, foi necessária a transferência de alguns engenheiros Argentinos para COMPERJ (localizada no RJ), que eram especialistas em uma área da obra que demandava mais atenção.

Além do desafio de um novo idioma, foi necessário direcionar uma atenção maior a esses funcionários, que sempre tinham dúvidas em relação as leis trabalhistas, remuneração, hora extra, ou seja, tudo o que envolvia as atividades do DP. Eles não sabiam basicamente nada da nossa CLT, então tivemos que explicar todo esse contexto trabalhista. Qualquer coisa que causasse descontentamento por parte deles, queriam imediatamente reportar o incomodo a seus superiores na sede da Argentina, gerando todo o desconforto com a nossa gerencia, onde éramos penalizados e sendo cobrados com uma máxima atenção para com os expatriados. A partir deste fato ocorrido, resolvemos negociar com os expatriados, questões de benefícios, buscas por locais para refeição, itinerário e agendas para entretenimento, pois eles estariam um bom período sem regressar a sua cidade de origem e sem visitar seus familiares, e o principal, toda a nossa equipe deu o suporte necessário para ajuda-los na regularização dos documentos de cada um, e no esclarecimento das dúvidas relacionadas aos direitos que lhes cabiam, até mesmo no processo de desmobilização, do pagamento das verbas rescisórias até o saque do FGTS, onde o acompanhamos a uma agencia da Caixa Econômica Federal. No final do contrato desses trabalhadores, fomos muito elogiados por todo auxilio e dedicação da equipe que focou sempre em solucionar qualquer problema ou dúvida que eles tivessem, relacionados aos direitos e deveres de um trabalhador numa empresa no Brasil.

Referencia bibliográfica:

https://www.techintbrasil.com.br/

Acesso em: 10 de Janeiro de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (354 Kb)   docx (775.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com