TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Sun Tzu

Por:   •  9/3/2023  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica

da Silva Bueno, André. A arte da guerra: os treze capítulos originais / Sun Tzu; adaptação e tradução de André da Silva Bueno. São Paulo: Jardim dos Livros, 2013.

O livro a Arte da guerra é uma literatura escrita pelo chinês Sun Tzu. Trata-se de 13 capítulos que descrevem sobre guerra, estratégias, lutas, vitorias e liderança contadas pelo autor. Para ele, é preciso estudar a guerra antes que ela aconteça para se criar estratégias e executar bons planos. Sun tzu relata a guerra como um objetivo de paz, onde nela só entra aquele visa buscar a paz. E quem fazer melhor função e papel de liderança e inteligência é o vencedor. Mesmo que muitas vezes, o vencedor ganhe sem precisar iniciar a batalha. Essa é uma das mensagens que ele tenta nos passar. Sua estratégia se aplica em nosso cotidiano e em como lidamos com nossos problemas, e nossas guerras enfrentadas internamente.

No primeiro capitulo, Sun Tzu fala sobre como buscamos nossas próprias vitorias e a importância que as pequenas guerras, e conflitos geram. Ele faz avaliações, e mostra a importância de alguns fatores, que considera indispensável como tempo, caminho, liderança e saber as regras. Para ele, um bom líder é um dos fatores mais importantes pois esse saberá conduzir, e criar bons planos, e mostrar o melhor caminho para a tomada de decisões.

Ele também destaca a importância de estudar o seu inimigo, explorar fraquezas, suas forças e estratégias.  Fazendo isso, ele se colocará em vantagem e melhor posição para obter as melhores oportunidades. E cita também como o mais inteligente estará em ampla vantagem, tendo sucesso aquele que acabar com a guerra mais rápida.

No capitulo 4, ele destaca a importância da união de um grupo e de como trabalhar em equipe é essencial para conquistar seus objetivos, formar alianças, avançar no território inimigo e atacar suas fraquezas, trazendo grandes vantagens e vitorias. Isso trás força e motivação para sua equipe, fazendo os ficar mais forte no campo de guerra. Uma mente vencedora torna homens vencedores.

Nos capítulos seguintes ele aborda os demais temas que devem ser levado em consideração, como a adaptação a qualquer mudança que possa surgir, as decisões dos lideres e como ele precisa incentivar os guerreiros com ele na batalha. E como a inteligência pode fazer diferença, nas estratégias, em liderança, e em como avançar.

As estratégias de Sun Tzu são visto como um guia, com estratégias e dicas de guerras e missões que podem ser aplicadas também na nossa vida. O livro é de leitura complexa, e difícil interpretação, mas que deixa grandes lições. Aborda sobre política, historia, religião, guerra, mais o que, mas chama atenção é o poder de inteligência e da liderança. Conhecimento sempre lhe colocar a frente de seus adversários, e liderança vitoriosa se tornará exemplo.

Preparação, execução, e estratégias são a chave para resolução de todo e qualquer conflito. Estes te levaram ao triunfo, a vitoria, ou sem eles, a queda e desestabilização. Aquele que vai preparado, que estuda seu inimigo, que visa vencer mais rápido, e sabe controlar suas emoções e governar um grupo de pessoas e/ou exercício, estará certamente mais preparado. E essa é a mensagem que Sun deseja passar.  Para ele, ao entrar em uma guerra o individuo entra em conflito consigo mesmo e desde ali estará destinado a buscar paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com