TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica A Onda

Por:   •  16/12/2015  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

        O filme, A Onda, aborda um modelo autocrático de governo. O professor Rainer durante uma semana trabalha esse tema em um curso, e para melhor entendimento o professor propõe um modelo prático de autocracia com os alunos, esse modelo é aceito por quase todos, exceto alguns.

        O professor durante toda a semana, discute pontos importantes para um governo autocrático, decidindo seu líder, uniformes, saudações, impondo disciplina, ordem, tudo isso para tornar o ambiente o mais próximo desse modelo de governo.

        Com o passar da semana o movimento foi ultrapassando as paredes de sala de aula, alunos de outros cursos passaram a aderir ao movimento, fazendo o mesmo tomar grandes proporções, como divulgação da logo pela cidade e até mesmo intimidações a outros grupos que não aderiam a onda. O professor observou que o comportamento dos alunos tinham mudado, passaram a agir em conjunto, ajudando um ao outro em suas dificuldades, devido isso, mesmo com o corpo docente sendo contra tal revolução, Rainer recebeu a aprovação da diretora para continuar sua disciplina de autocracia.

        Porém, após alguns dias, durante uma partida de polo aquático, o professor, sua esposa e alguns alunos perceberam que o movimento estava ultrapassando os limites, passando de um experimento em sala de aula para um tipo de monarquia absolutista, num modo de governo ditatorial.

        Depois desse acontecimento, foram reunidos os alunos adeptos da Onda, Rainer com objetivo de acabar com esse movimento, tentou através de um discurso, mostrar para os alunos o caos que isso tinha se transformado. Dessa forma, o professor discursou, para a euforia de todos, que A Onda não poderia acabar, pois com ela iriam mudar os rumos da Alemanha. Um dos alunos questionou, não concordando com o discurso, e com isso, à mando do professor, foi levado até o palco, e quando perguntado aos demais o que fazer com traidor ouviu em coro que deveria expulsa-lo do grupo. Com isso demonstrou aos alunos a perversidade e quanto que era manipuladora a autocracia e por fim disse que já era hora de acabar com isso.

        Um dos alunos mais radicais, que antes sofria bullying, mas que depois da Onda passou a ser respeitado, acabou não aceitando o fim, com a ideia que seria excluído novamente do grupo, então sacou uma arma e feriu um de seus colegas e em seguida apontou para Rainer onde disse ao seu aluno que se o assassinasse o movimento ficaria sem seu líder, dessa forma, o aluno atira em sua própria boca e se mata. O professor Rainer foi preso logo após o movimento culpado pelo caos que se estabelecera.

        O filme demonstra que a massificação, a intolerância e o fanatismo juntos são extremamente perigosos, podendo levar a situações irreversíveis como podemos observar no decorrer do filme. Dessa forma, o professor foi preso como responsável desse caos, de acordo com o Direito, conjunto de normas jurídicas vigentes em um país, foi justo a decisão tomada, pois pune o responsável pelo início de tudo isso.  

 

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com