TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme A Onda

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  2.587 Visualizações

Página 1 de 2

Relacionando o filme “A Onda” com Ética e Moral

A sociedade mesmo tendo princípios, pode ser influenciada e manipulada por uma ideologia de pessoas detentoras de poder, onde um indivíduo pode deixar de lado sua própria moral e se juntar em prol a um ideal estabelecido por outro.

Essa minoria autoritária acaba impondo um conjunto de regras onde as massas acabam aderindo a um sistema de ética imposta, integrando e constituindo assim uma ética ideologia para um convívio social, como foi retratado no filme ‘A Onda’, a cidadania e o humanismo são deixados de lado, onde as pessoas passam a agredir quem não faz parte do seu grupo social ou convive de uma outra forma que não condiz com sua moral.

        Os valores históricos e culturais constituem em uma sociedade a sua Ética. Filosoficamente falando, a Ética ‘trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual’. Ela existe para manter o equilíbrio social e também é vista como um senso de justiça social.

A moral é o que rege o comportamento das pessoas no seu convívio com os outros, dentro de uma sociedade. O filme faz refletir sobre como a educação agi de forma direta e influencia os indivíduos dentro de uma sociedade.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que nortenha a conduta humana dentro de uma sociedade.

O filme retrata que pessoas sem um ideal são altamente influenciáveis e quando aparece alguém com ideias que estejam alinhadas com a sua maneira de ver o mundo, consegue fazer com que as massas passem a acreditar nesses ideais, mesmo não sabendo quais serão as consequências, fazendo com que as pessoas mesmo sendo contra algumas atitudes, acabem aceitando e exercem princípios que não condizem, usando um fenômeno onde a sociedade deixa de lado tudo que aprendeu, a partir de termos morais.

Dentro da aula de Autocracia, nota-se a discussão sobre autoritarismo e consciência política, onde podemos notar a falta de perspectiva da maioria dos jovens que estão ligados ao consumismo. Mostra também que em tudo existe sua exceção, que é a jovem Karo, que dentro da sua Moral vê tudo que está acontecendo com os seus colegas de sala com outros olhos.

A responsabilidade e a consciência do indivíduo são condições à vida ética, onde se deve colocar em pratica a autonomia da conduta individual, não acatando passivamente as influências ideológicas, seja elas de qualquer natureza.

Temos que ter cuidado com as nossas palavras, pois podemos levar pessoas a situações críticas, como por exemplo, um dos alunos não aceitou o término do movimento ao qual ele estava inserido e levou isso ao extremo, baleando um colega de classe e em seguida se suicidando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com