TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme: A Onda

Por:   •  4/5/2018  •  Resenha  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

IZABELA SOUSA SILVA

LENDESON BEZERRA DA SILVA SOUSA

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II

Açailândia

2018

1 TEXTO ARGUMENTATIVO

O filme “A Onda” dirigido por Dennis Gansel é baseado em fatos reais ocorrido em 1967 na Flórida “EUA” é uma ferramenta instigante para trabalhar questões sobre educação e política. Nesse sentido, pode-se observar temáticas como nacionalismo extremista, fascismo, regime ditatorial e entre outro que foram utilizadas como metodologia educacional pelo professor.

Por certo, o nacionalismo extremista foi muito difundido, principalmente, pelo grupo adepto ao nazismo na Alemanha. Em vista disso, é notório que tal fato foi praticado pelos apoiadores do grupo “A Onda”. Uma consequência negativa da prática pedagógica progressista critico social dos conteúdos ou histórico-crítica que tem o conhecimento construído pela experiencia pessoal, o que ocorreu de forma errônea em sala de aula.

        “A Onda” permite ainda identificar registros de discursos e práticas fascistas cada vez mais nítidos também no Brasil. A história ocorre em um colégio secundarista na Alemanha, onde um Professor, mesmo contra sua vontade, é colocado para ministrar a disciplina de autocracia e a forma utilizada por ele para ensinar é o fator principal do filme, pois ele decide criar um governo fascista dentro da sala de aula onde ele é o líder como é visto na tendência progressista histórico-crítica em que o professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem, e começa a partir daí um conjunto de mudanças que afetam a vida de muita gente dentro e fora de sala de aula. 

Ademais, nota-se que o regime ditatorial foi abordado no filme, pois o grupo em questão que detinham o poder criaram as regras e impuseram a todos. A forma de organização em sala de aula, em fileiras, remete a tendência liberal tecnicista que utiliza -se da metodologia com o excessivo uso da técnica para atingir os objetivos necessários. Por conseguinte, tal prática reflete negativamente nas questões sociais, uma vez que o aluno se mostra apenas como um receptor sem desenvolver as habilidades de criticar as questões sócio-políticas.

Por fim, é notório que através da manipulação da população é possível implantar a ditadura na atualidade mesmo após as políticas liberais e os avanços nas muitas áreas do conhecimento. O egoísmo humano é facilmente utilizado por um ditador, pois este após criar uma unidade faz com que os seus integrantes se sintam superiores e excluam os demais. No filme, a pequena experiência do Sr. Wegner teve um desfecho trágico, por certo um público tão jovem não percebeu que “A Onda” acabou levando-os a atitudes semelhantes às dos nazifascistas. 


2 SÍNTESE

As tendências liberais progressistas observam as realidades sociais de forma crítica, ao passo que a educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do indivíduo como um ser que constrói sua realidade. Nesse sentido, ela mostra um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo sendo dividida em três tendências, são elas: libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.

         A tendência progressista libertadora surge a partir dos movimentos de educação popular que iam contra o autoritarismo e a dominação social e política. Tinha como defensor o educador Paulo Freire que lutava por uma escola conscientizadora e alegava que a mesma deveria colocar como tema central as questões sociais e políticas, sendo uma escola crítica e questionadora das relações do homem no seu meio.

O aluno por sua vez deveria refletir sobre a realidade social-política de modo a lutar por sua libertação. No que se refere a relação professor-aluno havia um nivelamento onde ambos se apresentam como indivíduos do ato de conhecer. O conhecimento se dá de forma que o homem cria a cultura a partir do seu contexto de vida, a metodologia é participativa, os conteúdos baseados na realidade dos alunos e por fim, o método avaliativo é auto-avaliação ou avaliação mútua.

A tendência progressista libertária caracteriza-se pelos princípios transformadores, acreditando que a partir dos níveis menores irão modificando todo o sistema, além disso, é marcada por um víeis democrático. A educação, por meio da escola, deve estar baseada na participação grupal, nesse sentido, cresce o interesse por escolas verdadeiramente democráticas e inclusivas respeitando todos os tipos de diferenças, objetivando uma educação de qualidade. O método de ensino é na forma de autogestão, tornando o interesse pedagógico de acordo com as necessidades e interesses do grupo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com