TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão do Amanhã

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Não é de hoje que a tecnologia impõe novos desafios todos os dias. O livro “Gestão do Amanhã – Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial” foi escrito pelos autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, publicado no ano de 2018 e veio para abordar a problemática da forte presença da tecnologia na atualidade, bem como habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos gestores de hoje como forma de adaptação para alcançarem o sucesso diante desses novos modelos.

O livro busca explicar o atual cenário e as mudanças do mundo - no qual eles denominam como a 4ª Revolução industrial - onde há um aumento considerável na automação e consequentemente vários empregos estão deixando de existir. Porém, segundo os mesmos, isso não significa a extinção dos empregos, e sim a necessidade de mais estudo e preparação, para que as pessoas possam se destacar mais, de forma que não sejam substituídas tão facilmente.

A temática do livro é recheada de conceitos modernos e casos práticos utilizados em experiências e projetos bem sucedidos – como cases de sucesso de empresas como a Netflix, Uber, Tesla e outras – a partir de um estudo onde os próprios autores interagiram com grandes lideres e gestores empresariais do mundo. É nítido que o livro busca mostrar as transformações da sociedade e dos negócios através da evolução tecnológica, pois “Todas as transformações que ocorreram no mundo da gestão vêm de mudanças que aconteceram antes na sociedade. Então, procuramos correlacionar essas mudanças e mostrar como elas estão interligadas” diz Magaldi.

Os autores inicialmente buscam mostrar uma breve visão histórica sobre a sociedade e as empresas com foco na área de gestão – citando autores como Taylor, Ford, Fayol e Drucker – apresentando suas histórias desde o início, da máquina de vapor à atual gestão, mais conhecida como a Era da 4ª revolução industrial – citando pessoas de referência como Bill Gates, Steve Jobs, Tom Peters, entre outros. Magaldi e Salibi Neto ainda afirmam que, para enfrentar essa Era que nos encontramos, é necessário um modelo de negócios totalmente diferente do tradicional.

Portanto, após a leitura, podemos concluir que o livro veio para contribuir com a sua análise de como as organizações já estabelecidas estão procurando inovar, mesmo em um ambiente inseguro e competitivo. Percebe-se que há a necessidade dessas organizações criarem uma nova realidade, fora da caixinha, do ambiente tradicional, para que não sejam esmagados pela concorrência.

É de suma importância que as organizações atuais tenham dedicação – de tempo e dinheiro – durante essa caminhada pela busca da evolução para esse atual modelo. Deve-se também levar em consideração os perfis executivos citados pelos autores, no qual estarão mais preparados para fazer sua empresa alcançar o sucesso almejado e permanecer nesse patamar. Então, a versatilidade e audácia para mudanças e novos conceitos são características essenciais para os gestores e empreendedores que visam o sucesso em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com