TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Marketing X Finanças

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Géssica Geremias  - 21 de Maio 2018

Resenha Marketing X Finanças

Por Carlos Alberto de Azeredo Santos

O autor, Carlos Alberto de Azeredo Santos, desenvolve no decorrer deste artigo, a análise do departamento de marketing e financeiro. Suas visões diferentes do que se diz respeito a resultado, e como esta visão se torna míope, com este pensamento.

Segunda o autor, o objetivo principal de toda organização, é obtenção de resultados que se traduzem em lucros.

Porém muitas vezes o setor de marketing e o setor financeiro entram em atritos, visto que ambos tem objetivos “diferentes”. Ao setor de marketing compete o incremento de vendas e a fidelização dos clientes, já o financeiro visa lucratividade, e encara os custos como itens a serem reduzidos. Surge um conflito entre eles, pois o departamento de marketing quer aumentar o lucro através de aumento de faturamento e de estímulos à recompra (que tem um resultado a médio e longo prazo), e por outro lado, o objetivo do departamento Financeiro é “não gastar” e priorizar a lucratividade imediata.

Assim, cabe ao departamento de marketing, com base num orçamento pré estabelecido e aprovado, a aplicação de recursos e atividades que resultem e maiores vendas e maior participação no mercado.

DRUCKER (2002) defendia que, a administração é multidimensional.

Numa outra abordagem KOTLER, define que, atingir meta organizacionais depende da determinação das necessidades e desejos do público alvo, e oferecer satisfações desejadas mais eficientes e eficazes que os competidores. Sendo assim conclui-se que uma visão diferente desta tornasse míope. E  ambos os departamentos, devem trabalham em conjunto, e que o marketing deve ser valorizado, já que o mesmo é o encarregado de angariar clientes e fidelizá-los.
Reforçando este pensamento,  KOTLER ainda diz que,  a principal meta da organização de marketing é auxiliar organizações a atingir seu objetivo.

Ainda segundo KOTLER, o cliente lucrativo, é uma pessoa, residência ou empresa, que ao logo do tempo, rende um fluxo de receita que excede por margem aceitável o fluxo de custos de atração, venda e atendimento da empresa relativo a ele. Novamente reforçando a ideia de que a lucratividade do marketing vem a médio e longo prazo.

Por fim, concluísse então que, ambos departamentos devem trabalhar em conjunto. Setor financeiro deve trabalhar a visão a longo prazo, assim como o setor de marketing o faz, visto que, é mais importante fidelizar um cliente, para que o mesmo crie uma relação positiva e lucrativa com a empresa, do que fazer uma única venda e não obter mais retorno do cliente.

Esta é uma visão a longo prazo que as organizações devem buscar, ai invés das maiorias de visões míopes que encontramos no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com