TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Organizações Públicas

Por:   •  29/6/2021  •  Resenha  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Rafael de Avila Pantaleão

Trabalho da disciplina: Organizações Públicas e Legislação.

Tutor: Profª. Fatima Cristina Cunha Penso

Serra/ES

2021

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SHELL

Referências: SKILLERN, Jane-Wei. Harvard  Business School, 9-303-005, Rev: 6 de Julho de 2010.

Recolher e compilar todos os dados para os Relatórios da Shell foi um tremendo esforço de meses de duração, que exigiam a contribuição do Grupo de Desenvolvimento Sustentável, os gerentes da Shell e funcionários através de todas as empresas da Shell em todo o mundo.

Ainda assim, os relatórios da Shell eram apenas uma parte da estratégia global da Shell para o desenvolvimento sustentável. 

Wade(membro fundador do Grupo de Desenvolvimento Sustentável da Shell Internacional) refletiu sobre as realizações do ano e o longo caminho que a Shell havia percorrido por quase uma década até chegar a este ponto.

Ele ficou satisfeito com o quanto a empresa havia progredido em direção a seus objetivos de maior capacidade de resposta e responsabilidade às preocupações das suas diversas partes interessadas.

Já havia mais de oito anos desde que a Shell tinha embarcado em uma transformação estratégica a longo prazo para trazer as atividades do grupo e desempenho de acordo com as expectativas de mudança da sociedade.

Por meio de engajamento com vários grupos de partes interessadas, incluindo organizações não governamentais (ONGs), instituições acadêmicas, comunidades locais e órgãos governamentais, a Shell procurou ampliar e adaptar a sua visão e princípios para abordar um leque mais amplo de preocupações.

A Shell também procurou desenvolver sistemas de gestão que ajudasse seus mais de 90.000 funcionários a integrar os princípios do desenvolvimento sustentável na prática diária. Além de definir uma visão e estratégia para alcançar a maior responsabilidade, o grupo procurou criar medidas de controle e processos para documentar e monitorar o desempenho da empresa nestas áreas.

Apesar do progresso que havia sido feito, Wade percebeu que ainda havia considerável trabalho a ser feito para integrar o desenvolvimento sustentável através de todos os seus negócios e para participar de um diálogo contínuo com as partes interessadas internas e externas para cumprir os compromissos que a Shell havia feito.

O presidente Cor Herkstroter, decepcionado com o desempenho financeiro da empresa em relação aos concorrentes do setor, fez uma reavaliação e revisão da organização e estrutura; portfólio de negócios; qualidades de liderança; e relacionamentos do grupo.

O objetivo era assegurar que a Shell estivesse apta e competitiva para o século XXI. Este processo de mudança foi vastamente acelerado por dois eventos cruciais na história da Shell a questão de Brent Spar e eventos na Nigéria.

A polêmica sobre o plano da Shell para afundar a boia de armazenamento de petróleo Brent Spar desativada no Atlântico Norte no início de 1995 foi marcada por protestos dramáticos encenados por ativistas do Greenpeace que receberam atenção da mídia internacional. 

Nesta base, o governo britânico havia concedido a Shell uma licença para alienar o Brent Spar conforme proposto e, de fato, todos os governos da Convenção do Mar do Norte, incluindo a Alemanha e a Dinamarca, aprovaram os planos porque não havia objeções criadas em um determinado período de tempo.

A Shell anunciou, em junho de 1995, que havia reconsiderado seus planos para afundar a plataforma nas profundezas do Atlântico Norte e procuraria um diálogo amplo para explorar a melhor maneira de eliminar a plataforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com