TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Reengenharia

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 4

A reengenharia consiste em abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes, envolve o retorno ao principio e a invenção de uma forma melhor de se trabalhar. Ou seja, é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Baseia-se em quatro palavras chaves, Fundamental; radical; drástica; processos.

A reengenharia trata de começar de novo em uma folha de papel em branco, ela rejeita a sabedoria convencional e as suposições herdadas do passado e engendra novas soluções para a estrutura dos processos, pouco ou nada assemelhadas as das eras anteriores.

Algumas características recorrentes, frequentemente encontrados em processos empresariais que passaram pela reengenharia podem ser descritos como:Vários serviços são combinados em um, ou seja, muitos serviços ou tarefas anteriormente distintos são integrados e resumidos em um. Os trabalhadores tomam as decisões, ou seja, nos pontos de um processo onde os trabalhadores tinham de consultar um nível hierárquico superior, agora tomam suas próprias decisões. As etapas do processo são realizadas em uma ordem natural, sendo os processos resultantes da reengenharia estão livres da sequencia linear, o trabalho pode explorar a precedência natural, em vez da artificial introduzida pela linearidade.

Os processos têm múltiplas versões, a fim de atender as demandas do ambiente atual, precisamos de múltiplas versões do mesmo processo, ajustadas as exigências de diferentes mercados, situações ou insumos. O trabalho é realizado onde faz mais sentido, grande parte do trabalho realizado nas organizações consiste na integração de partes de trabalhos correlatas realizadas por unidades organizacionais independentes, a reorganização do trabalho através das fronteiras organizacionais elimina a necessidade dessa integração. Verificação e controles são reduzidos, os processos renovados pela reengenharia valem-se de controles apenas enquanto economicamente justificáveis. A reconciliação é minimizada, ou seja, o número de pontos de contato externo de um processo é reduzido, o que diminui a possibilidade de recebimento de dados exigindo a reconciliação. Um gerente de caso proporciona um único ponto de contato, esse mecanismo mostra-se útil quando as etapas de um processo são tão complexas ou dispersas, que sua integração por uma única pessoa ou mesmo uma pequena equipe é impossível. Operações centralizadas/descentralizadas hibridas prevalecem, as empresas que submetem os seus processos a reengenharia conseguem combinar no mesmo processo, as vantagens da centralização e da descentralização.

A tecnologia da informação cada vez mais permite as empresas funcionarem como se suas unidades individuais fossem totalmente autônomas, embora a organização continue desfrutando da economia de escala propiciada pela centralização.

Quando um processo é reformulado pela reengenharia os serviços antes estreitos e orientados para as tarefas, evoluem para multidimensionais, pessoas que antes obedeciam a instruções agora fazem opções e tomam decisões por si próprias. Praticamente todos os aspectos da organização são transformados, muitas vezes tornando-a irreconhecíveis.

Com a reengenharia dos processos de uma empresa ocorrem algumas mudanças que podemos enaltecer a seguir: As unidades de trabalho mudam de departamentos funcionais para equipes de processos, ou seja, grupos de pessoas trabalhando conjuntamente para executar um processo inteiro. Os serviços mudam de tarefas simples para trabalhos multidimensionais, os trabalhadores de uma equipe de processos, compartilham com os colegas de suas equipes a responsabilidade conjunta pela realização do processo inteiro. Os papéis das pessoas mudam de controladores para autorizados, a medida que a gerência delega as equipes a responsabilidade pelo processo inteiro.

A preparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com