TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Administração Estratégica

Por:   •  14/8/2017  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 2]

Planejamento e gestão estratégica de negócios

Aluno (a): Nadia Borba Souza

O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica

Palavras-chave: planejamento, administração estratégica, estratégia empresarial.

        O Planejamento Estratégico nada mais é que uma série de ações conjuntas que a empresa assume, visando aproveitar melhor as oportunidades de seu ambiente e se ajustar perante o mercado.

        Quebrando o paradigma do planejamento em longo prazo, surgiu nos anos 60 o planejamento estratégico, que se trata de uma metodologia que veio estabelecer os caminhos a serem seguidos pela organização, visando maior interação com o meio ambiente, já o planejamento Tático atua em aéreas especificas. Ex: Plano financeiro e Plano de marketing. É preciso planejar para realizar qualquer coisa na vida, mas para o mercado competitivo é preciso ter um pensamento explorador e não específico.

        O planejamento convencional tende a seguir um planejamento e não adaptar-se ao mercado. Nesse momento não se deve focar em sucesso ou fracasso, mas em se adaptar aos resultados das ações adotadas; elaborar um planejamento estratégico e um orçamento anual é algo tão exaustivo que os administradores relutam em ter que redigi-lo. O Planejamento Estratégico e o orçamento anual se encontram em determinado ponto, onde os resultados almejados se tornam metas e objetivos e logo planos que se alteram no decorrer do ano a fim de alcançar tais resultados. Conhecido anteriormente por Politica de negócios, a administração estratégica atua promovendo o aumento dos lucros, atuando e envolvendo todos os setores da empresa.

        A administração estratégica envolve algumas etapas básicas que são: 1° Execução de uma análise do ambiente, 2° estabelecimento de uma diretriz organizacional, 3° formulação de uma estratégia organizacional, 4°Implementaçãoda estratégia organizacional e 5° controle estratégico. O Planejamento Estratégico atua como uma ferramenta juntamente com a Administração estratégica, auxiliando na Gestão das organizações, com a flexibilidade para se adaptar as necessidades mercadológicas.
        Existem dois tipos de planejamento estratégico um para o presente e outro para o futuro, que se diferem totalmente de longo e curto prazo. O planejamento estratégico é apresentado como um aliado ao sucesso da empresa, sendo uma ferramenta que anda lado a lado com o planejamento anual, fazendo com que os objetivos sejam alcançados, por se tratar de uma ferramenta flexível o mesmo se adéqua as realidades apresentadas e esta em constante mutação a fim de aproveitar as oportunidades e driblar as ameaças, os dois tipos de planejamentos estratégicos se abordados juntos podem trazer grandes benefícios para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com