TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre as Manduças da Educação a Partir 1930

Por:   •  29/3/2020  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre as Mundaças da Educação a partir 1930.

A partir da Revolução de 1930, a centralização política e econômica volta a ser vigente no Brasil. A figura de Getúlio Vargas surgem com a responsabilidade de ser responsável por grandes mudanças no país, diminuindo, assim, a autonomia dos governos estaduais. Isso repercute na Educação, que passa a ser regulamentada por leis federais, válidas para todos.

Antes de 1930 não existia Ministério da Educação (Plano nacional de Educação) foi governo Vargas deu o primeiro passo para esse acontecimento. No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil. Mesmo com tanta, mudanças e tentativas de melhorias nem todos os trabalhadores não receberam ensino público de qualidade, diferentes da educação que era oferecido às elites do país.

A recente modernização capitalista no Brasil, nos anos de 1930, trouxe a expansão de novas camadas sociais e abriu possibilidades de mobilidade social na estrutura de classes da sociedade brasileira, com a ampliação do mercado de trabalho e do mercado consumidor.

Nesse contexto de expansão das forças produtivas, a educação escolar foi considerada um instrumento fundamental de inserção social, tanto por educadores, quanto para uma ampla parcela da população que desejava uma colocação nesse processo. Às aspirações republicanas sobre a educação como propulsora do progresso, soma-se a sua função de instrumento para a reconstrução nacional e a promoção social. Como o movimento liberalismo estar firmados em leis ligadas na Primeira República no país e se fez presente nas políticas educacionais, tomando lugar, paulatinamente, da ideologia educacional católica.

Os anos de 1930 foram produtivo em relação à nova educação, as propostas sobre educação do Manifesto dos Pioneiros, publicado em 1932, foram defendidas por educadores que ocuparam cargos na administração pública e que implementaram diretrizes educacionais, respaldados por essa visão de educação.

Fazendo uma comparação entre a educação tradicional, as novas tendências pedagógicas visavam proporcionar espaços mais de sociabilidade e comunicação, os novos métodos de ensino visavam à autoeducação e a aprendizagem surgia de um processo ativo. No ano de 1930 a 1940 houve o processo de implantação da educação Renovada, cursos primários de escolas particulares, indicando que a criança das camadas médias da população foi publico, inicialmente atingido por modelo de educação, dados estatísticos indicam que o acesso à educação primária nos anos de 1930 e 1940, mesmo com a ampliação na oferta de vagas nas escolas primárias e frente à demanda por educação nos centros urbanos, não atingiu a maioria da população infantil.

Portanto concluo que 1930 o principal causador de mudanças foi Getúlio Vargas, investidor de grandes mudanças dos novos métodos de ensino, trouxe novas medidas para centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aprendizagem do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se tornou pertinente, atingindo amplos setores educacionais, incentivando uma discussão sobre os princípios norteadores de seu método de ensino, que nem sempre atende as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com