TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha SunTsu

Por:   •  20/4/2021  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha - A arte da Guerra de Sun Tzu

Por: Leandro de Souza Rodeghiero

03/04/2021

O livro intitulado A arte da guerra foi escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta de 500 a.C. Está dividido em 13 capítulos, onde discute temas ligados à estratégia militar, sobre como se posicionar no campo de batalha, como identificar pontos fortes e fracos do inimigo, dentre muitos outros pontos relacionados a guerra, porém o livro é muito famoso até os dias de hoje por seus ensinamentos poderem ser aplicados nas mais diversas áreas.

Antes de SunTzu os registros que se tem sobre batalhas indica que os procedimentos em batalha eram arcaicos e não padronizados. O comandante baseava suas ações em achismos, atacava o inimigo de forma desordenada, sem qualquer estratégia identificável. Ou seja, a vitória em uma batalha dependia da sorte. Nos tempos atuais, seria uma empresa onde seu gestor toma ações sem saber nada a respeito de como está a saúde de seu negócio, muito menos as tendências do mercado.

Sun Tzu disse que o general que vence a guerra é aquele que faz muitos cálculos antes da batalha acontecer. Ou seja, aquele que tem o maior nível de planejamento vence o que indica que a cada decisão a ser tomada, é preciso ter visão macro e micro de toda sua operação, concorrência e mercado.

O general não está preparado para liderar um exército se não conhece o traçado da região, suas montanhas e florestas, armadilhas e precipícios, charcos e pântanos e com isso, mais uma vez se reforça a questão de se conhecer muito bem a sua empresa e mais ainda, a área de atuação da mesma, pois você pode ser o melhor gestor mas se não entende nada sobre o tipo de negócio que está gerindo pode estar fadado ao fracasso.

Para Sun Tzu, permanecer na ignorância das condições do inimigo simplesmente por relutar em despender uma centena de onças de prata é o limite da desumanidade, aqui Sun Tzu reforça a importância de conhecer muito bem seus concorrentes, diria que tanto os diretos como os indiretos, estando sempre atento aos passos e direções que estão tomando visando melhor adequação ao mercado.

Mas talvez o maior ensinamento de Sun Tzu para os dias atuais seja:

As táticas que te fizeram vencedor até aqui não te garantem sucesso futuro, e que o bom general se adapta, como a água, às circunstâncias.

Essa frase é de extrema importância, ainda mais nos tempos atuais de COVID19 onde se colocarmos como exemplo empresas tradicionais que não se adequaram as vendas por meios digitais de comunicação e tele-entrega estão fechando suas portas e outras empresas que rapidamente migraram seus atendimentos para meios online e buscaram ter tele-entrega eficiente estão conseguindo se manter, moldando-se à nova realidade que vivemos e com isso conseguindo sobreviver no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com