TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha acadêmica

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Acadêmica

O trabalho de conclusão de curso de graduação que analisa o conteúdo do código de ética dos profissionais de administração, de autoria de Vinícius Araujo Reginatto, foi concluído no ano de 2012 na Cidade de Porto Alegre.

A pesquisa teve como objetivo analisar de maneira mais aprofundada o Código de Ética dos Profissionais de Administração, a partir dos conceitos da ética empresarial avaliando de que maneira a ética é adaptada ao formalismo no código. A pesquisa aborda cada etapa desta análise em sete capítulos, sendo o último as suas considerações finais.

Os capítulos deste trabalho são divididos da seguinte forma: nos três primeiros capítulos, o autor contextualizou o problema de pesquisa, os objetivos gerais e específicos e posteriormente a base teórica, que subdivide-se em sete sub-tópicos: o primeiro deles é a sociedade das organizações, logo depois a sociedade da administração; o terceiro deles é o advento do administrador e em seguida a ação administrativa; o quinto sub-tópico discorre sobre a ética da conduta e o subseqüente sobre o formalismo e a ética empresarial ; e por último o código de ética.

Os três últimos capítulos do trabalho versam sobre a metodologia de pesquisa utilizada para a análise qualitativa do código de ética dos profissionais da administração, com base em análise documental. A estratégia de pesquisa utilizada é a pesquisa documental que se assemelha muito com a bibliográfica. Os tipos de dados e fontes dos documentos utilizados foram: como dado primário, o principal documento objeto desta pesquisa que é o Código de Ética dos Profissionais de Administração, editado pelo Conselho Federal de Administração; como dados secundários foram utilizados outros documentos que embasam a criação do Código, matérias legais, etc.

A contextualização do código de ética buscou explicitar o contexto em que se deu a criação do Código em comento, colocando primeiramente os aspectos legais da edição do código, uma vez que sua criação está fortemente ligada à lei que regulamenta a profissão do administrador do Brasil. E em seguida, a avaliação da evolução do CEPA, visualizando as mudanças do código ao longo de suas diversas versões.

A análise do conteúdo do Código de Ética dos Profissionais de Administração foi feita da seguinte maneira: após a contextualização do Código de Ética, para possibilitar um estudo mais detalhado, foi feita inicialmente uma análise categorial, que divide o código de acordo com os atores por ele destacados. Em seguida, foi realizada uma análise lexical para verificar quais são as palavras com sentido que mais aparecem no código. Por fim, é feita uma análise temática dividindo os artigos de acordo com o tema que abordam.

O trabalho de conclusão de curso de graduação termina com ‘Considerações Finais’ onde são agregadas as informações que resumem os demais capítulos do presente trabalho.

Portanto, nota-se que este trabalho é de grande importância para os acadêmicos que cursam o curso de administração, pois amplia o conhecimento destes de maneira vasta. Partindo da premissa que a ética é e suma importância para os profissionais da área de Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com