TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do príncipe de maquiável

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

O PAPEL DO SETOR PÙBLICO NA ECONOMIA CAPITALISTA

As funções do setor público, dentro de um sistema econômico, variam de acordo com o regime político existente no país.

Nas economias socialistas o estado detém o controle dos fatores de produção, determina as atividades econômicas para atender os objetivos, previamente, estabelecidos. Nesse caso, o estado atua diretamente sobre a economia.

Nas economias capitalistas, os fatores de produção estão sob o controle da iniciativa privada, cada empresário organiza sua empresa de modo que facilmente possa alcançar seus objetivos. Evidentemente, neste caso, são outras as funções do governo.

Nossa análise será sobre a economia capitalista e, dentro desta, nos restringiremos, basicamente a economia brasileira.

A grande depressão econômica de 1929/1930 obrigou os economistas do mundo capitalista, a estudos e pesquisas, no sentido de criar uma nova teoria econômica, que explicasse satisfatoriamente os acontecimentos da época. A resposta para muitas perguntas, sem dúvida, veio com a publicação da obra de John M.Keynes.

Keynes enfatizava uma nova teoria, aceitando a presença do estado na economia em coexistência com setor privado, a fim de garantir a permanência das decisões fundamentadas num mecanismo de mercado, no qual o capitalismo liberal não tem mais condições de preservar sua integridade. Até então, nada de concreto havia escrito a esse respeito. Após a publicação de Keynes, notou-se uma participação crescente do estão na economia. No Brasil a participação do estado acentuou-se, após a revolução de 1964. Toda publicação nacional a esse respeito e, até mesmo, alguma estrangeira deixarão bem claro que após a revolução desenvolveu-se o interesse do governo brasileiro em controlar a economia. Atualmente, a economia brasileira não pode mais ser chamada de economia capitalista. O que existe, aqui, é um capitalismo do estado, regime esse que pode ser considerado como uma combinação do capitalismo e do socialismo.

Nesta participação, segundo alguns autores, governo esta desrespeitando a própria constituição brasileira, que, no artigo 163, estabelece em termos gerais, a participação do setor publico na economia.

“Suplementar a iniciativa privada, isto é, atuar em áreas onde não fosse interessante, ou possível a penetração de particulares, seja por escassez de recursos, ou perspectivas de baixo rendimento.”

Evidentemente, esta não é a posição do governo na economia brasileira, este controla setores vitais, tais como: bancos, companhias siderúrgicas, exploração e refinação de petróleo, geração de energia elétrica, empresas de telecomunicações, e outras.

Na formação de estoque capital, o estado é responsável por 60% do investimento fixo nacional, acumulando energias que formarão seu crescimento, cada vez mais acelerado. Ainda dispõe o estado de outros meios poderosos para interferir no mercado, e no processo de tomadas de decisões econômicas. Como maior produtor e maior consumidor nacional, sua política de compra e venda passa a ter grande influência nas decisões tomadas pelas empresas particulares, que produzem bens para o governo, ou usam insumos por esse produzidos.

Muitos são os fatores apresentados pelo setor para justificar sua crescente participação na economia brasileira, entre os quais destacamos os seguintes:

  1. Obras de infra-estruturar: são investimentos que exigem um considerável volume de capital e, geralmente, não oferecem um retorno compensatório. Não são por isso atrativo para a iniciativa privada.
  2. Segurança nacional: este fator justificou a estatização de empresas de energia elétrica, telecomunicações, navegação, petrolíferas e outras.
  3. Desejo de industrializar, rapidamente, o país: é evidentemente que existe um interesse do governo em tornar o país auto-suficiente, no menor prazo possível, para atingir este objetivo, o governo atua, diretamente, sobre economia, como empresário ou oferece condições vantajosas para a instalação no país de empresas multinacionais que, na maioria das vezes, vem concorrer de forma desleal com a iniciativa privada nacional, desestimulando-a. Quase inexpressiva é sua participação na economia nacional. Isto origina os chamados espaços vazios, que naturalmente são ocupados pelo estado.

O setor público, através dos diretores de empresas públicas, argumenta que as medidas tomadas não têm o objetivo de enfraquecer a iniciativa privada. A necessidade de solucionar problemas que iniciativa privada não tem condições de resolvê-los determina essa situação. Alegam, ainda, que o setor público oferece muito incentivo à iniciativa privada, principalmente sobre a forma de empréstimos. Esses, porem, não tem se desenvolvido pela falta de preparo do empresário privado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com