TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica macunaima

Por:   •  7/7/2015  •  Resenha  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Curso: Administração

Disciplina: Filosofia aplicada a Administração

Professor: Francisco de Assis Barreto

Aluno: Ytalo Rafael Barroso Costa

Resumo e resenha crítica do livro Macunaíma

Teresina-Piauí


Resenha do livro Macunaíma

Capitulo I - Macunaíma

     Na tribo amazônica nasce uma criança feia, e essa criança é chamada de Macunaíma, e desde muito novo mostra sua característica principal que é a preguiça, além disso fazia várias traquinagens como: urinar em sua mãe falar muitos palavrões e choramingar até conseguir o que ele quer. Até que ele deixa de ser uma criança feia e se transforma em um príncipe lindo

     Macunaíma tem dois irmãos, Manaape o mais velho, e Jiguê o mais novo, ele constantemente se aproveita de Sofará, a mulher de Jiguê e transa com ela muitas vezes escondido de seu irmão, até que um dia ele descobre e dá uma surra em Macunaíma.

Capítulo II - Maioridade

     Após fazer mais traquinagens como deixar sua família com fome, sua mãe não aguentou mais e o abandona no mato. Ele estava perdido na mata até que encontra o currupira e o mesmo faz uma armadilha para o herói lhe ensinando um caminho falso que na verdade o levara para currupira o devorar, porem Macunaíma consegue escapar porque está com preguiça, conseguiu escapar e achou sua vó cotia. Então após contar a história à cotia ela jogou um balde de caldo envenenado no qual fez o corpo de Macunaíma crescer, ele desviou da cabeça então permaneceu com a cabeça de menino.

     Volto para casa, e logo começou a dormir com a Iriqui, a nova companheira de Jiguê. Os irmãos notaram a diferença no corpo de Macunaima.No outro dia apos transar com Iriqui, Macunaíma resolve ir caçar ele encontra uma veada, persegue a mesma e lhe atira uma flecha, porém ele acaba acertando sua mãe e a mata.

 Capitulo III – Ci, mãe do mato

    Macunaíma estava andando pela mata quando de repente ele encontra Ci, a mãe do mato, uma moça linda, e logo ele tentou dormir com ela, porém ela se recusa e dá um soco em Macunaíma deixando seu nariz ensanguentado, até que seus irmãos chegaram e imobilizaram Ci, então o herói finalmente pode dormir com a mãe do mato.

     Passados alguns dia Macunaíma imperou sobre os matos e desenvolveu um relação com Ci, eles passam um longo tempo dormindo juntos, até que Ci engravida, porém ela perde o bebe, quando um cobra morde o bico de seu seio envenenando-a, então o curumim mama e acaba morrendo envenenado, com isso Ci também resolveu deixar esse mundo indo para i céu e se tornando uma estrela. Antes de morrer ela entrega a Macunaíma a famosa muiriquitã, uma espécie de amuleto que se torna talismã de Macunaíma.

Capitulo IV – Boiuna Luna

   Um dia após a morte da amada, o herói furou o lábio inferior para levar a muiraquitã consigo para sempre lembrar de Ci. Tomado de tristeza Macunaíma se despediu das icamiabas e partiu com os irmãos rumo as matas misteriosas. Depois de uma longa caminhada eles encontram uma tribo, e passam a noite lá, porém descobrem que estavam sendo guardados para Capei, um monstro fantástico que cobre a goela e solta uma nuvem de marimbondos, Macunaíma luta com Capei e ganha dele com um golpe de sorte devido a uma formiga ter lhe mordido.

   Depois de conseguirem escapar de Capei, Macunaíma percebeu que havia perdido sua muiriquitã na batalha, os irmãos saíram logo cedo para procura-la e nada, até que o passarinho uirapuru fala para o herói que uma tartaruga engoliu sua pedra, e a mesma foi apanhada por um mariscador, e este vendera a muiriquitã a um rico fazendeiro chamado Venceslau Pietro proprietário de uma mansão em São Paulo, então o herói resolve ir a capital recuperar seu talismã.

Capitulo V - Piamã

    O herói junta seus irmão e parte rumo a São Paulo, e juntos desceram o rio Araguaia rumo a capital. Depois de vários dias na viagem e pegar muito sol Macunaíma lembro de tomar banho, porém a água do rio era encantada devido a marca de pezão de Sumé, assim o herói saiu loiro do rio. Então os 3 irmãos adentraram a cidade e se deparando com um mundo novo, a primeira coisa que o herói fez na cidade foi procurar três cunhãs para brincar.

     No dia seguinte Macunaíma resolveu conhecer as máquinas e brincar com elas, porém sem nenhum conhecimento, passa vergonha diante das cunhãs, então o herói passou uma semana sem brincar nem comer, apenas aprendendo a mexer nas máquinas, até que Macunaíma concluiu que os filhos da mandioca não ganham da máquina nem a máquina deles.

     No outro dia ele resolveu ir atrás da muirauitã, e saiu em busca de Venceslau, porém eles acabam descobrindo que na verdade era o gigante Piamã comedor de gente, e após batalharem com ele e acabam não obtendo a pedra.

Capitulo VI – A francesa e o gigante

   Os três irmãos logo construíram uma pequena moradia, e começaram a planejar o encontro com Venceslau. Então Macunaíma teve a ideia de se vestir de francesa para conseguir marcar um encontro com Venceslau. Macunaíma se vestiu de mulher e foi ao encontro do Piamã e tentou convencê-lo a lhe vender sua pedra, porém não consegue e tem que fugir pois o Piamã estava querendo brincar com ele, então o herói percorre todo o território brasileiro fugindo de Piamã

Capitulo VII - Macumba

   Macunaíma estava muito contrariado por não conseguir sua pedra Então o herói resolveu ir ao Rio de Janeiro procurar um terreno de macumba para tenta recuperar seu amuleto. Então Macunaíma se encontrou com a tia Ciata e pediu vários castigos para o gigante Piamã. A macumba acaba dando certo já que em são Paulo Piamã acaba sendo chifrado por um touro selvagem e sendo picado por quarenta mil formigas de fogo.com isso Macunaíma sentiu-se vingado e fez uma grande comemoração.

Capitulo VIII – Vei, a sol

   Macunaíma seguiu viagem e encontrou um Volomã comendo frutas no topo de uma arvore e roubou suas frutas ,o Volamã com raiva tirou o herói na Bahia de Guanabara. Ele encontrou Capei a lua porém ele fedia muito e ela o mandou tomar banho e pedir ajuda de Vei o sol.

   Então o herói saiu com Vei numa jangada. Ela tinha três filhas e pretendia casar uma delas com o herói, e fizeram-no prometer ser fiel. porém no outro dia após a saída das irmãs Macunaíma logo procurou uma portuguesa para transar. quando Vei e suas filhas chegaram o herói estava dormindo com a portuguesa na jangada. Depois foram descansar num banco da avenida Beira Mar no Flamengo. Quando surgiu Mianeque Teibê, monstro de garras enormes com olhos no lugar dos peitos. Macunaíma saiu correndo pela praia e o monstro come a portuguesa e sumiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com