TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Como Seriam os Métodos

Por:   •  2/4/2022  •  Resenha  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 10

        RESENHA

Aluna: Ana Eloá Barreto              

Matrícula: L204.221.024

Área Temática: Turismo

Docente: Aguinaldo Cesar Fratucci

ESTUDO DE CASO: GESTÃO PÚBLICA DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE ITAÍ (SP)

        Esta resenha trata da monografia sobre a especialização em gestão pública urbana na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dominique Corrêa Michelin. Este trabalho analisa a gestão pública do turismo na cidade de Itaí, São Paulo. O estudo tipifica o município de Itaí, incluindo aspectos geográficos e ambientais, aspectos econômicos, aspectos culturais, aspectos administrativos, órgão oficial de turismo, conselho municipal de turismo e gastos com turismo e áreas afins. Além disso, descreve as atividades para implementação da política de turismo no Itai, incluindo as seguintes atividades: atividades de planejamento, atividades legislativas e regulatórias, atividades de promoção turística e atividades de cooperação em redes de gestão pública.

        O município de Itaí (SP) está localizado no sudoeste do estado de São Paulo, fazendo parte da mesorregião de Bauru (SP), incluindo a microrregião de Avaré (SP). Em termos de regiões administrativas e governamentais, faz parte da Região Administrativa de Sorocaba (SP) e da Região de Governo de Avaré (SP). As principais entradas do município são as estradas estaduais de João Mellão (SP 255) e Raposo Tavares (SP 270). O clima predominante é o subtropical (Cfa), com verões quentes, temperaturas de verão superiores a 22ºC e mais de 30 mm de chuva no mês mais seco. A topografia apresenta uma topografia ligeiramente ondulada, com uma altura média de 654 m acima do nível do mar. O ponto mais alto do município é Morro Branco com 749 metros de altura. O bioma dominante é o Cerrado e partes da Mata Atlântica. Distante 310 km da capital de São Paulo - SP e 305 km da capital do Paraná, Curitiba (PR).

        O Rio Paranapanema é, sem dúvida, o principal recurso natural que o município possui como recurso turístico. O município fica diretamente no rio onde foi construída a barragem e que formou a enorme barragem conhecida como Reservatório de Jurumirim. Quase metade do território de Itaí (SP) é banhada pelo reservatório de Jurumirim, proporcionando inúmeras praias. Os principais pontos turísticos da represa no município são a Prainha, a Praia das Vacas, a Praia do Barleta e inúmeros outros locais completamente inexplorados. A Prainha e a Praia das Vacas estão localizadas na área definida pelo Plano Diretor do Itaí como Área Especial de Interesse Turístico na macrozona do Núcleo Represa. A primeira, a aproximadamente 20 km da cidade, caracteriza-se por um alto índice de construção habitacional e infraestrutura básica. Não há infraestrutura de acesso, saneamento, sinalização e segurança na Praia das Vacas, mas é bastante frequentada por pessoas de toda a região.

        A prainha é o principal recurso turístico de Itaí. Já existe uma infra-estrutura com vários conjuntos habitacionais de veraneio e algumas lojas. O problema identificado é que ao longo da praia não há acesso público para veículos motorizados e não há saneamento público (banheiros e sanitários), segurança dos banhistas e sinalização no local. A Praia das Vacas está localizada perto da Prainha. O local ainda está sem infraestrutura e o acesso é precário, mas é bastante conhecido e frequentado na região. É uma praia limpa e deserta com um grande remanescente de mata nativa próximo à costa.

        Outro ponto com grande potencial para se tornar um atrativo turístico organizado é a Praia do Barleta. Localizada na Zona Turística Especial do Macroespaço Central da comuna, definida no Plano Diretor, junto ao perímetro da cidade. O local ainda é completamente inexplorado em termos de infraestrutura básica de acesso, saneamento, segurança e turismo, porém, é muito visitado pela população local por estar muito próximo da cidade. O município de Itaí (SP) conta atualmente com uma Coordenadoria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura.

        Relativamente às actividades de planeamento, o autor refere que em 2010 foi realizado um pequeno inventário turístico da comuna, no qual foram recolhidos dados sobre estabelecimentos comerciais (número e tipologias) e serviços básicos de saúde (clínicas, hospitais, farmácias, etc.). e serviços de apoio ao turismo (postos de gasolina, oficinas de pneus, instituições bancárias, segurança, etc.). O diretor do Departamento de Turismo revelou que apenas informações foram coletadas, mas que não houve avanços na pesquisa. Em relação ao principal destino turístico do município, que é a Prainha, apurou-se que a grande área do local está em disputa judicial entre a prefeitura e um agente privado que está contestando judicialmente a titularidade do terreno, e esse processo vem acontecendo há vários anos.

        Assim, um dos objetivos da coordenação, que é a implementação de um bivaque público neste local, era que não seria possível entrar em vigor até que esta questão pendente fosse resolvida. Sobre a Praia das Vacas, o coordenador afirmou que grande parte da área era de propriedade privada e que o proprietário tinha interesse em desenvolver a área para turismo. Simplesmente não desenvolveu um projeto de construção de vias de acesso, sinalização, energia e saneamento, etc., porque não foram alocados recursos para isso. Quanto à segmentação do mercado da atividade turística no concelho, a coordenação decidiu cooperar com os segmentos de Turismo Solar e de Praia e Turismo Rural.

        Sobre a participação do público através do Conselho Municipal de Turismo nas atividades de planejamento, informou que o conselho não está funcionando porque seus membros ainda não foram nomeados e, portanto, as atividades desenvolvidas são realizadas sob a direção do Gabinete do Prefeito e do Presidente da a cidade. que até agora não houve participação pública na definição da estratégia. Sobre a captação de recursos por meio de convênios com órgãos superiores do governo (governos estadual e federal) para investimento em turismo, ele disse que desde sua aquisição em 2009, nenhum financiamento específico foi solicitado para a área, pois os projetos exigidos pela burocracia não foram preparado pelas autoridades competentes.

        Também foi questionado se o ministério tem conhecimento da atual política pública do setor de turismo, que o Ministério do Turismo apresenta em termos de diretrizes para a implantação e desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios, como o Programa de Regionalização do Turismo, no qual nível, e se houve contato com representantes do Ministério do Turismo responsáveis ​​pelo programa, a fim de obter parcerias no planejamento, o coordenador indicou ter conhecimento dessa política pública, mas nenhuma iniciativa foi tomada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com