TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Princípios de Gestão

Por:   •  13/11/2021  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNESA

Unidade: Alcântara

Aluno: Phelipe Denunci dos Santos         Matrícula: 202001207112 Turma: 1001

Disciplina: Princípios de Gestão                Professor: Jose Alberto Machado

AV1 - Resenha Crítica

O objetivo deste trabalho é apresentar 2 resenhas críticas associadas as funções administrativas das etapas: "organização" e "direção". Ambas feitas com base em seus respectivos filmes e artigos previamente sugeridos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Etapa da Função Organização

O objetivo desta resenha é fazer uma análise sobre o filme: "Um senhor estagiário" e o artigo: "5 dicas para ter uma estrutura organizacional de primeira".

Sobre o filme foi observado nos dois personagens principais Ben Whittaker (Robert De Niro) e Jules Ostin (Anne Hathaway) exemplos de liderança, qualidades e domínio das quatro funções administrativas, porém a organização fica em evidência ao longo do filme.

Ben é um senhor de 70 anos, aposentado e viúvo, com energia e disposição para buscar um novo propósito de vida. Com uma experiência de 40 anos em administração, decide se inscrever num programa de estágio para a terceira idade na empresa de Jules para sair do tédio e da monotonia.

Jules é uma jovem empresária, dona de uma loja virtual, que vende roupas pela internet, em ascensão e sucesso garantido, porém por sua falta de experiência começa a ser questionada da sua capacidade profissional em continuar administrando sua empresa.

Após a contratação, Ben aos poucos vai ganhando espaço na empresa e conquistando a confiança de Jules e acaba se tornando seu aliado no trabalho e amigo pessoal.

No filme, se vê a distribuição de tarefas de forma equilibrada, estabelecendo uma comunicação direta de cada funcionário com Jules, que coordena e integra os setores de forma atuante e presente, dando exemplo de que além de saber liderar é preciso manter um ambiente agradável a todos os funcionários.

A observação  vista no artigo identifica os principais erros das empresas quando não sabem investir em uma boa estrutura organizacional e encontram dificuldades em controlar os níveis operacionais e seus funcionários e nos da dicas valiosas sobre gestão formuladas por Henri Fayol, o grande teórico da administração: responsabilidade, disciplina, espírito empresarial, remuneração justa e fazer os interesses do grupo prevalecerem sobre o interesse pessoal!

Etapa da Função Direção

O objetivo desta resenha é fazer uma análise sobre o filme: "O Diabo veste Prada" e o artigo: "Liderar ou chefiar, eis a questão".

Sobre o filme foi observado nas duas personagens principais Miranda Priestly (Meryl Streep) e Andrea Sachs (Anne Hathaway) um modelo de liderança autocrática, subordinação e submissão.

Miranda é editora chefe da Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York e se mostra uma verdadeira líder autocrática, vendo seus funcionários como escravos e os trata de forma rude em todo tempo, gerando medo e desconforto no ambiente de trabalho e também competitividade entre eles. Miranda quer sempre estar no centro das atenções, é egoísta e dominadora, o que a faz ser infeliz no seu trabalho e também na sua vida pessoal e para não perder o status social, não revê seus conceitos sobre liderança e humildade e mantém a postura autoritária explorando seus funcionários de todas as formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com