TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do vídeo: Gestão de Projetos Inovativos

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

SENAC – MBA Gestão Empresarial

Aluna: Aline de Souza Santos

Gestão de Projetos

Prof.ª Aline Rodrigues da Fonseca

Resenha do vídeo: Gestão de Projetos Inovativos

Projetos são empreendimentos temporários com o objetivo de criar um produto ou serviço único. É uma força tarefa, um esforço tanto do ponto de vista de energia, de recursos e pessoas para atingir um objetivo bem definido, da maneira mais eficiente, mais rápida e mais indicada.

Atuar por projetos trás várias vantagens dentre elas: Agilidade (a mobilização de uma equipe em função de um objetivo, todos alinhados, trabalhando, colocando energia trás a possibilidade de uma resposta mais rápida). Eficiência: dimensionando os recursos, as pessoas, tendo um objetivo comum é possível dimensionar quanta energia será colocada e Controle: tendo dimensionado a energia, recursos, pessoas é possível controlar o tempo para que não se gaste mais do que o necessário.

Apesar das vantagens, trabalhar por projetos ainda é um desafio. Hoje 31% de todos os projetos são cancelados antes do término, ultrapassam em média 189% e 222% os custos e prazos, respectivamente, originalmente estimados para o projeto. Os principais problemas enfrentados na Gestão de Projetos segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute são: Comunicação (76%), Prazo (71%), Mudança de Escopo (70%) e Orçamento (50%). Ainda segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados reportam que a gestão de projetos gera resultados imediatos no sucesso dos projetos. A essência deste método é trabalhar os pontos que dão problema a fim de evitar que os erros aconteçam.

O projeto é dividido em 4 etapas: Preparação (definir o destino); Planejamento (traçar o caminho); Implementação (manter o rumo) e Encerramento (aprender a crescer).

A etapa de Preparação é uma das etapas mais subestimadas, geralmente são feitas na correria, porém é a maior condicionante do sucesso do projeto. É nesta etapa que se define todo o escopo do projeto através do Termo de abertura (Project Charter), um documento escrito que explica o porquê da existência do projeto, o objetivo, quem são os responsáveis, quem garante os recursos, os produtos que serão gerados por ele, o que se espera e para quando; o modelo de governança; as expectativas e os riscos. O importante nesta etapa é garantir que todos os envolvidos entendam claramente o objetivo do projeto, bem como suas responsabilidades.

A etapa de Planejamento organiza as ações e mobiliza os recursos necessários para chegar ao objetivo final através de algumas ferramentas, tais como: Arvore de Produtos Finais (WBS); Cronograma; Análise de Recursos e Definição de Recursos.

A etapa de Implementação gerencia e executa as ações dentro do escopo, os prazos, custos e qualidade definidos. Trata as barreiras e os desvios com agilidade a fim de identificar as ações corretivas e dar visibilidade ao andamento do projeto.

Por fim, na etapa de Encerramento formaliza a conclusão do projeto, onde se apuram os resultados, as dificuldades enfrentadas, se comemora os resultados e dá visibilidade às pessoas que fizeram parte das mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com