TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Maldição do Vencedor

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre Maldição do Vencedor

A maldição do vencedor ocorre, por exemplo, quando um vencedor de um leilão adquire um ativo à venda por um valor maior do que o seu valor real. Com o intuito de demonstrar a teoria, o palestrante conduziu um experimento em menor escala ao realizado na teoria, só que dessa vez de forma mais simples e com os alunos de uma de suas disciplinas na graduação. Dessa forma, ele realizou um experimento que consistiu na realização de uma série de leilões de um objeto fictício, que no caso era um pote com uma quantidade específica de moedas.

Dentro do pote havia uma quantidade específica de moedas, porém grande parte dos lances fictícios superava o valor somado das moedas ali presentes. Sendo assim, caso o vencedor tivesse que pagar o lance pelo ativo, ele pagaria um valor relativamente superior (em porcentagem) ao real valor da quantidade de moeda ali presente.

A ocorrência da maldição do vencedor foi explicada pelo fator de que os licitantes, ou no caso os alunos, não sabem o valor real do objeto quando eles fazem suas ofertas, porém cada um tem uma estimativa imparcial desse valor. Alguns licitantes subestimam o valor do objeto, enquanto outros vão superestimá-lo. Desse modo, aquele que maior superestimar o objeto será o vencedor do leilão, mesmo que o objeto tenha um valor menor do que sua estimativa.

Em um segundo momento, o professor sugere que os mesmo alunos façam um novo lance, por sua vez, com um valor menor do que o valor que estimaram para o produto. Porém, o ganhador do leilão mais uma vez ofereceu um valor maior do que o valor real do produto. Dessa forma, pode-se observar que a maldição do vencedor é um fenômeno muito persistente mesmo quando os agentes estão cientes desse fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com