TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre modernidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Rio de janeiro

Faculdade de Serviço Social

Aluno: BRUNO SANTOS DE MORAES




SOCIOLOGIA E MODERNIDADE

  Weber explica o porquê de o capitalismo ter deslanchado no ocidente em vez de outras sociedades. Viu o protestantismo com sua capacidade de racionalização da conduta para a terra; com sua interpretação da bíblia, as ações morais, e o destino individual eram de atribuições e atributo exclusivo do sujeito; aonde a igreja veio a ter papel irrelevante.

     Assim weber analisando o calvinismo viu a idéia de pré-destinação, onde o indivíduo para tentar descobrir o seu destino traçado por DEUS via uma dica nas suas condições materias, rompendo com dogmas e preceitos católicos como a usura viu-se livre para uma ética ascética, aquisitiva e produtiva se generalizando e impulsionando o capitalismo.

     Assim se perguntando qual o papel da religião na modernidade, assim o autor diz uma noção de secularização como fim a separar a ética da religião a perda da influência social da religião uma cisão, mas não o fim desta.  Essa secularização segundo Pearson vêem de dois tipos; O primeiro é a separação do poder político da legitimação religiosa, que nos EUA gerou tolerância e “desoficialização” da religião e um declínio da religião como concepção de mundo, que estaria sendo substituída desde a renascença até nossos dias pela filosofia e posteriormente pela ciência, com uma generalização do ponto de vista secular por toda a sociedade mediante a educação em massa.

    Em contra partida se vê os defensores assinalando que a secularização implicaria o declínio do envolvimento popular com as igrejas, perdendo sua influência em vários aspectos; sendo esse fenômeno sendo causado pelo desaparecimento da comunidade e a racionalização da vida social e as burocracias existentes. A religião assim se tornaria vendo nos EUA o fundamentalismo não mais importante nas questões do sobrenatural, mas sim no processo de resistência ou defesa cultural.

     Outro a falar de secularização é Bruce que afirma que existe um desencantamento do mundo, vendo que não existem forças sobrenaturais que regem os fenômenos; no Oriente esse desencantamento e sincretismo é acompanhado de particulares da vida social, mistura-se várias religiões e a secularização em alguns pontos como o casamento, mas com rituais  cristãos , a secularização  no mundo islâmico a modernidade se da com um fundamentalismo, “sentindo o risco de perda da sai identidade  reforçam suas doutrina”.

Analise: Assim os desencaixes da modernidade, vimos que sob a pressão de uma modernidade avassaladora, excludente, a religião pode servir como forma de reencaixe, aparentemente tradicional, porém extremamente moderna e contemporânea. A secularização a perda das tradições deixando o indivíduo perdido numa modernidade onde tudo é novo e assim o indivíduo busca formas de se reecaixar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com