TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilida Socioambiental e a Gestão de Pessoas

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PAULA DANIELE LORENZETTI

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS:

UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

[pic 3]

São Bento do Sul

2015

PAULA DANIELE LORENZETTI

        

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS:

UM ESTUDO SOB A ÓTICA DO DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Prof. Janaina Vargas S. Testa

Prof. Ana Celi Pavão

Prof. Alisete Alice Zanpronio de Oliveira

Prof. Fernanda Mendes Caleiro

Prof. Fabiane T. Muzardo

São Bento do Sul

2015

A responsabilidade socioambiental e a gestão de pessoas: um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho

                                                Paula Daniele Lorenzetti

                        RESUMO

Buscamos no presente trabalho abrir uma discussão acerca de todas as disciplinas estudadas durante o atual semestre do curso de administração, relacionado-as à responsabilidade socioambiental no âmbito de gestão de pessoas gestão e direito empresarial e do trabalho. Procura-se expor as particularidades e características da responsabilidade socioambiental de uma organização. Fundamentam-se três dimensões, ambiental, social e econômica como características de aproximação da empresa com todas as partes que a integram. Os resultados mostraram como a responsabilidade socioambiental apresenta aspectos relativos ao ambiente de trabalho, como sendo um dos mais importantes assuntos inerentes à responsabilidade social das empresas.

Palavras-Chave: Responsabilidade socioambiental. Empresa. Gestão de pessoas.

INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário empresarial e global, a responsabilidade social e socioambiental torna-se inevitável para o sucesso e crescimento de uma organização. Para isso, as empresas devem internalizar a cultura da sustentabilidade para além do aspecto econômico. Nesse contexto, o presente trabalho tem como intuito integrar disciplinas estudadas ao longo do atual semestre ao tema de responsabilidade socioambiental empresarial para reflexão sob a ótica de gestão de pessoas e direito empresarial e do trabalho.

Buscou-se explorar a natureza do tema em uma ótica empresarial, vislumbrando papel social das organizações em alguns aspectos como a possibilidade de obter benefícios institucionais pela divulgação de projetos e ações de responsabilidade socioambiental – marketing institucional, os parâmetros e consequências dessa divulgação, benefícios fiscais e tributários, etc.  

Em suma, o trabalho aqui delineado tem por objetivo adquirir uma maior e melhor compreensão do real papel da responsabilidade sustentável dentro das organizações.

DESENVOLVIMENTO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

          A questão ambiental nos últimos tempos, tem sido amplamente discutida no âmbito empresarial e seu ambiente externo, seja pela importância da obtenção de matéria-prima para o negócio ou pela referência ao meio ambiente/comunidade em relação à responsabilidade socioambiental, já que os resultados negativos de suas operações podem afetar os espaços ecológicos e impactar drasticamente no meio ambiente e consequentemente na comunidade, contribuindo para as alterações ambientais do planeta. 

Antes de dar início ao assunto proposto, devemos compreender o conceito de desenvolvimento sustentável:

        Desenvolvimento sustentável é a evolução das empresas para sistemas de produção de riqueza que sejam completamente compatíveis com os ecossistemas naturais que geram e preservam a vida. O desempenho sustentável exige mudanças em todos os aspectos da empresa. Vai mudar os modelos de planejamento estratégico e dos negócios, a maneira como os recursos são alocados, as regras de concorrência e a equação do lucro (KINLAW, 1998, p. 24)

          Com o crescimento da população mundial, a preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente tende a crescer. Mudanças climáticas são discutidas em muitas organizações, considerando desastres naturais e efeito estufa, o impacto nos recursos hídricos na agricultura e na saúde humana. Outro item fundamental na qualidade de vida da sociedade e no desenvolvimento é a energia, que por consequência do aumento da população exige maior demanda, sendo que os países que investem em energia limpa são reconhecidos mundialmente.

        

As organizações com responsabilidade social buscam o bem estar indiferentes das leis e normas do seu setor com isso contribuem para o desenvolvimento sustentável da nação. A palavra sustentável por si só já nos passa que devemos ter projeto de sustentação e de continuidade que se preserve que se desenvolva. A responsabilidade social não é lei nas organizações, mas sim ética moral de ser atingir algo além da lucratividade, é um respeito com o meio ambiente para preservação do planeta e qualidade de vida do ser humano. O que é ética? Segundo Cortella (2009, p. 108):

É o conjunto de Valores e princípios que usamos para decidir as três grandes questões da vida”: Portanto, o que é ética? São os princípios que você e eu usamos para responder ao "Quero? Devo? Posso?" É preciso remarcar: isso não significa que você e eu não vivamos dilemas. Eles existem, e serão mais tranquilamente ultrapassados quanto mais sólidos forem os princípios que tivermos e a preservação da integridade que desejarmos.

                       Uma postura ética deve ser adotada cada vez mais num mundo sustentável. A responsabilidade Social é estabelecida por uma ética, a da construção de uma sociedade capaz de ouvir a si mesma. Quando citamos ética podemos citar dois exemplos de empresas as que investem em responsabilidade socioambiental com intuito de motivar seus colaboradores e principalmente ao mercado que preferem pagar mais por um produto que não agrida o meio ambiente e investe em ações sociais e as empresas que investem em responsabilidade socioambiental com o objetivo de ter materiais para poderem investir em marketing e passar a imagem que de responsabilidade social. Esta atitude não é considerada ética. Sustentabilidade começa a ser vista como algo presente no dia a dia da empresa, pois além das atividades produtivas, envolve o tratamento dado ao meio ambiente e sua influência e relacionamento com fornecedores, público interno e externo e com a sociedade, práticas de governança corporativa, transparência no relacionamento interno e externo, postura obrigatória para as empresas de âmbito mundial, cuja imagem deve agregar o mais baixo risco ético possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com