TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.513 Palavras (31 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

AURORA ARAÚJO

CARLOS ROGÉRIO

CLEÓPATRA MIRANDA

ERNEL FIGUEIRÊDO

HELDER SODRÉ

MARCILENE MASCARENHAS

VERIDIANA GALVÃO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS

Um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho

Irecê

2015

AURORA ARAÚJO

CARLOS ROGÉRIO

CLEÓPATRA MIRANDA

ERNEL FIGUEIRÊDO

HELDER SODRÉ

MARCILENE MASCARENHAS

VERIDIANA GALVÃO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS

Um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Profs: Profª Janaina Vargas S. Testa, Profª Ana Celi Pavão, Profª Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Profª Fernanda Mendes Caleir e Profª Fabiane T Muzardo

Irecê

2015


A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A GESTÃO DE PESSOAS

Um estudo sob a ótica do direito empresarial e do trabalho

RESUMO

A responsabilidade socio-empresarial está presente nas mais diversas áreas corporativas, tonando a empresa um agente transformador e influenciador da sociedade em que está inserida, através dos seus programas sociais e ou ambientais. Como veremos nesse trabalho a atuação das pessoas nesse novo modelo de gestão é essencial para se alcançar os resultados planejados. A gestão de pessoas voltada para uma nova atuação mediante aos diversos stakeholders, além da forte influência do mercado, exige das empresas um resignificado para a existência da organização voltado para o social.  Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento e diferenciação.

Palavras-Chave: Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento, Gestão de Recursos.

1 INTRODUÇÃO

Analisar a Responsabilidade Social Empresarial nas organizações requer conhecimento básico a respeito dos diversos insumos relacionados ao tema. É importante considerar diversos aspectos na implementação de uma política de RSE em uma organização, tendo em vista, que esses temas variam do ramo da atividade, forma de gestão adotada, normas jurídicas, variedades do capitalismo, além das relações com os stakeholders. Portanto o assunto se torna extenso e complexo e requer maior aprofundamento no tema.

O presente trabalho apresenta o conceito e relação entre a Responsabilidade Social Empresarial, Direito Empresarial e do Trabalho e Gestão de Pessoas com possíveis efeitos a partir da aplicação das normas jurídicas e análises na relação da empresa com seus colaboradores.

Com o passar do tempo o assunto ganha maior relevância em virtude das novas e diversas tendências do mercado corporativo, além de sofrer enormes ajustes em virtude das forças jurídica trabalhista, ambiental. Também se deparam com novos profissionais disponível no Mercado de Recursos Humanos que analisam previamente o comportamento social das empresas antes de buscá-la, afim de identificarem a aplicação dos direitos humanos inicialmente, no que diz respeito aos trabalhadores. Há outros elementos relevantes relacionado ao tema, são eles: o comportamento da sociedade na qual a empresa está inserida (muito influenciada pela mídia através do apelo social), as condições climática do mundo atual requer das empresas uma atitude mais consciente com relação a natureza, e o principal dentre os stakeholders, o cliente, que exerce no atual momento um papel importantíssimo para perpetuação da responsabilidade social empresarial nas empresas devido ao seu novo comportamento, o consumo consciente.

        

2.1 A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA PARA COM FUNCIONÁRIO

Nos últimos anos o mundo tem tomado formas diferentes para com os direitos humanos com decisões inovadoras que vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência para com os direitos humanos em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável para com os seus colaboradores porem a empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento de responsabilidade social está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo. Preocupações sociais nas suas atividades comerciais e nas suas relações com todas as partes. É complementar das soluções legislativas e contratuais a que as empresas estão ou podem vir a estar obrigadas e que se aplicam a questões como, por exemplo, o desenvolvimento da qualidade de emprego, a adequada informação, consulta e participação dos trabalhadores, bem como o respeito e a promoção dos direitos sociais  e a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho a valorização e o respeito a seus funcionários tem sido marca diferencial, as empresas norteia suas políticas  e práticas  de gestão visando o crescimento integral de suas pessoas ,tendo como foco ações voltada  para o bem estar, a saúde , a qualidade de vida e a educação dos seus funcionários  Por que a  empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (260.4 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com