TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsábilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE: AGENDA

RIO GRANDE

2014

INTRODUÇÃO

  O objetivo do trabalho é refletir sobre quais ações rotineiras do dia a dia podem fazer diferença na melhora da situação ambiental da nossa cidade, país e planeta, construindo assim, uma espécie de agenda 21 pessoal. Existem muitas ações banais que podem ter enorme colaboração quando referimos ao desenvolvimento sustentável, como por exemplo, eliminar as sacolas de supermercado, optar por produtos com embalagens retornáveis, economizar água e energia, mas principalmente difundir a ideia com amigos e familiares, provocando a aderência de cada vez mais pessoas a causa.

DESENVOLVIMENTO

  Infelizmente, o impacto ambiental chegou a um nível tão critico devido ao descaso da população e das autoridades competentes no passado, que precisamos tomar ações imediatas para conter a destruição do nosso planeta. Não há logica no consumo desenfreado, pois desse modo os recursos naturais são apenas explorados e não acontece a preocupação com o futuro, pois muitos são recursos finitos. Portanto quando desperdiçamos água e energia não estamos pensando que esses são recursos que podem ser escassos para nossos futuros descendentes. Se cada um de nós ter consciência, e adotar simples medidas como tornar o banho diário mais rápido, desligar as luzes ao sair de casa, e até utilizar fontes de energia alternativa em casa como as placas solares, a grave situação ambiental pode se reverter um dia.

  Outro problema enfrentado é a grande quantidade de resíduos que a comunidade produz, principalmente o plástico que demora longos anos para se deteriorar. Uma simples maneira de reduzir essa emissão pode soar negativa aos nossos ouvidos, porque de certa forma pode se pensar que ocorrerá a diminuição do conforto. Porém o simples ato de parar de utilizar as sacolas plásticas diminui grande parte da deposição de plástico no meio ambiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

  Com pequenos e simples atos podemos reduzir grande parte do problema ambiental brasileiro e mundial, porém como diz o ditado, uma andorinha só não faz verão, é preciso contagiar todos ao nosso redor, divulgar a propaganda ambiental e principalmente educando os nossos filhos da maneira certa, talvez do modo que não nos foi ensinado por pertencer a uma geração mais antiga, porém hoje em dia possuímos a luz da informação e sabemos que é preciso respeitar o meio ambiente, dessa forma, se começarmos essa mudança agora, as futuras gerações poderão conviver em paz com a natureza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21

http://www.meioambiente.pr.gov.br/

http://www.infoescola.com/geografia/agenda-21/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com