TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cultura Organizacional

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Cultura Organizacional

Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. Cada organização tem cultiva e mantém sua própria cultura. Alguns aspectos da cultura organizacional são visíveis e percebidos facilmente, são os componentes orientados para aspectos operacionais e de tarefas, tais como: Estrutura organizacional, Objetivos e estratégias, métodos e procedimentos etc. Já outros são de difícil percepção, por serem de ordem afetivo e emocional, levados para aspectos sociais e psicológicos, tais como: Padrões de influenciação e de poder, sentimentos e normas de grupos, crenças, valores e expectativas etc.

Segundo Schein, toda cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1 – Artefatos: São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar; 2 – Valores compartilhados: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros; 3 – Pressuposições básicas: São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.

Todas as organizações apresentam duas faces distintas e inter-relacionadas intimamente: 1 - a Organização Formal: que é a estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance dos objetivos globais da organização. Pode ser retratada segundo alguns aspectos como órgãos, cargos, hierarquia de autoridade, objetivos e planos e, a tecnologia; 2 – a Organização Informal: é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. As principais características da organização informal são: os Grupos Informais, as Atitudes e comportamentos, as normas de trabalho e os Padrões de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com