TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Custos para Decisão

Por:   •  9/8/2016  •  Resenha  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo – custos para decisão

Ane Rose dos Santos Tomé

Administração

Resumo – Custos para decisão

Capítulo 15

Margem de contribuição: é utilizada no custeio variável, ela é basicamente a diferença entre a receita e os custos e despesas variáveis. A margem de contribuição é o efetivo valor que o produto traz para a empresa, para que sejam cobertos os gastos que não tem ligação direta com ele.

Alocação de custos: é uma maneira de se diluir os custos indiretos ou custos fixos, a alocação pode ser feita através do rateio destes custos utilizando o critério que o contador julgar ser a mais apropriada. 

Custos variáveis: são os gastos presentes na fabricação dos produtos, eles estão diretamente ligados aos produtos, e seu valor pode ser mensurado em cada unidade de acordo com a utilização de matéria-prima ou mão de obra.

Custo fixo: é o gasto efetuado na fábrica, ele é inerente à empresa, independente da quantidade de unidades produzidas no período.

Lucro: na contabilidade temos o lucro bruto e o líquido, o bruto é o resultado positivo da diferença entre receita e custos. Já o líquido compreende também a subtração das despesas operacionais.

Custos indiretos fixos: são os custos que não estão diretamente ligados ao produto e que independem da quantidade de unidades produzidas no período.

Custos indiretos de produção: são os custos que não podem ter seu valor relacionado diretamente com cada produto.

Depreciações: é o desgaste sofrido pelas máquinas, a depreciação pode ser calculada pelo uso ou tempo de vida da máquina.

Custos indiretos variáveis: São os custos que não estão ligados á fabricação direta do produto, mas eles variam de acordo com a produção.

Custos diretos de produção: são os custos que estão ligados ao produto de forma direta, como o material utilizado na fabricação ou a mão de obra, esses custos podem ser mensurados por produto, de acordo com a quantidade utilizada em cada unidade produzida.

Custos indiretos por produto: é o valor unitário de custos indiretos de cada unidade produzida, geralmente esses custos por produtos são obtidos por rateio.

Rateio: é uma forma de divisão de custos indiretos e custos fixos, adequando seus valores a cada tipo de produto produzido na fábrica, o rateio é feito pela forma que o contador julgar ser a melhor e mais adequada para cada custo.

Margem de contribuição por unidade: é o valor gerado quando a margem de contribuição total é dividida pelo número de unidades do produto que foram vendidas.

CPV: no custeio variável o CPV, ou custo dos produtos vendidos, engloba penas os custos variáveis.

Deduções: são os valores tributários que são descontados na DRE.

Demonstração do resultado do exercício (DRE): é onde todas as receitas, despesas e custos são evidenciados e somados ou subtraídos, com esse confronto, chegamos ao resultado do exercício.

Resultado: é o valor, positivo ou negativo, gerado após a subtração de todos os custos, despesas, deduções e impostos, do valor da receita da empresa. O resultado é o principal indicador que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo no período.

Despesas fixas: São os gastos com o setor administrativo de uma empresa que não variam com o período, eles são sempre constantes.

Despesas variáveis: as despesas variáveis, são as despesas causadas pelas vendas, então elas são diretamente proporcionais ao número de unidade vendidas.

Taxas de inflação: A inflação é uma taxa que reflete o aumento do preço dos produtos ao longo do tempo.

Preço de venda: É o valor atribuído ao produto, pelo empreendedor, que o cliente deve pagar para possuir o produto ou serviço.

Capítulo 16

Margem de contribuição: é utilizada no custeio variável, ela é basicamente a diferença entre a receita e os custos e despesas variáveis. A margem de contribuição é o efetivo valor que o produto traz para a empresa, para que sejam cobertos os gastos que não tem ligação direta com ele.

Limitante de produção: é um fator que limita algum item da produção, seja matéria-prima, horas-homem ou horas-máquina. Qualquer um desses fatores tem grande influência na produção, podendo assim, fazer com que ela tenha de ser diminuída ou elevada.

Custo direto: são os custos que estão ligados ao produto de forma direta, como o material utilizado na fabricação ou a mão de obra, esses custos podem ser mensurados por produto, de acordo com a quantidade utilizada em cada unidade produzida.

Custo indireto variável: São os custos que não estão ligados á fabricação direta do produto, mas eles variam de acordo com a produção.

Custo variável: são os gastos presentes na fabricação dos produtos, eles estão diretamente ligados aos produtos, e seu valor pode ser mensurado em cada unidade de acordo com a utilização de matéria-prima ou mão de obra.

Depreciações: é o desgaste sofrido pelas máquinas, a depreciação pode ser calculada pelo uso ou tempo de vida da máquina.

Preço de venda: É o valor atribuído ao produto, pelo empreendedor, que o cliente deve pagar para possuir o produto ou serviço.

Lucro unitário: É o lucro obtido por cada unidade produzida.

Margem de contribuição unitária: representa o preço de venda unitário menos os custos e despesas variáveis unitárias. O produto necessita obrigatoriamente apresentar margem de contribuição positiva. A margem de contribuição serve para cobrir os custos e despesas fixas.

Resultado: é o valor, positivo ou negativo, gerado após a subtração de todos os custos, despesas, deduções e impostos, do valor da receita da empresa. O resultado é o principal indicador que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo no período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com