TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme o Último Samurai

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

PINTO, SANDRA SOUZA. Competências profissionais e empregabilidade (palestra). Unip Interativa. Disponível em: http://tvweb3.unip.br/producao/videoplayerhtml5/?tema=interativa&video=http://tvweb3.unip.br/video/sei/android/eventos/160618_sandrapinto_palestra.mp4. Acesso em 10 out 2016.

RESUMO

Reflete sobre a sociedade atual dominada pelas tecnologias da informação e da comunicação, baseada na informação e no conhecimento. Ressalta que no contexto atual precisamos de qualidades como agilidade, autonomia, criatividade e sinergia.

Relaciona competências e processos organizacionais; competências, habilidades e atitudes (CHA) e desempenho profissional; competências e empregabilidade; competências e carreira. Aborda as organizações pela perspectiva dos processos e enfatiza os termos empoderamento, entregas e valor agregado. Caracteriza ainda a gestão por processos associada à gestão por competências.

A definição de competências enfatiza as dimensões de CHA, detalha que as dimensões técnicas se referem aos conhecimentos e habilidades, enquanto as dimensões comportamentais se referem às atitudes. Discute a evolução do termo competência na literatura especializada, associando-a aos indivíduos, às organizações e até aos países.

Comenta a seleção para novo emprego; informa sobre requisitos para concursos públicos e; orienta sobre curriculum vitae, que precisa ser pensado como uma peça publicitária em favor do candidato a emprego. Analisa o papel da avaliação de desempenho e o desenvolvimento profissional nas organizações.

Define carreira e estabelece as diferenças de percepção entre as gerações Baby Boomer, Y e X. Propõe o planejamento da carreira e uma mudança paradigma a partir dos termos retrovisão e evolução. Conclui com a apresentação das competências alinhadas com o nosso tempo, a saber: visão de oportunidades, autoconhecimento, educação continuada, criatividade, motivação e empreendedorismo.

Para o profissional de gestão de recursos humanos, conhecer e discutir as questões relacionadas às competências profissionais e empregabilidade é fundamental, pois tal profissional atende no cotidiano a demandas de contratação, avaliação e educação continuada, entre outras, estreitamente afetas às suas atribuições, Além disso, a palestra pode fomentar a reflexão sobre a própria entrada e permanência no mercado de trabalho tão competitivo da era da informação e do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com