TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de atividades

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolvimento

CULTURA 
É tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquiridos a partir do convívio social. Só o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de se expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. 
Através da cultura é que o ser humano adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Distinguem-se umas das outras, pois, o que pode ser sagrado para uma, pode ser repugnante para outra. A cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica, tudo depende do processo de socialização do indivíduo. Refere-se aos meios de como as gerações mais antigas passam sua cultura para as gerações mais novas. Ela compreende-se em segundo lugar, na totalidade das criações humanas, por isso os animais não tem capacidade de criar cultura. 
A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Inevitavelmente nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem ela não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usa-se este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada. 
SOCIEDADE 
São um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas, de símbolos, valores e normas e também um sistema de posições e papéis. A origem da palavra vem do latim SOCIETAS, associação amistosa com outros. A sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em determinado lugar, é também a existência de uma organização social de instituição e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. 
A sociedade determina a presença, mas não a natureza das ideias. Ela é construída pelo próprio homem, ao mesmo tempo em que o ser humano constrói e molda a sociedade é por ela influenciado e por ela moldado. Para Durkheim, Marx e Weber existem diferentes definições de sociedade. Para Émile Durkheim, a sociedade é quem controla as ações individuais. É o individuo que aprende a seguir as normas que são exteriores, apesar de serem autônomos em suas escolhas, estas estão dentro dos limites que a sociedade impõe. 
A sociedade é constituída por classes sociais que se mantêm por meio dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário. Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social. Karl Marx 
A sociedade, para Max Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. 
INDIVÍDUO 
Pessoa livre, autônoma, consciente do seu "status" e do seu "papel", integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, consciente dos seus direitos e também de seus deveres. Tanto os indivíduos como os grupos sociais constroem e influenciam na sociedade quanto a sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos. 
Indivíduo é produto da sociedade, ele percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, um conjunto de ideias individuais, seus valores. Nenhum indivíduo ou grupo social vai conseguir passar todas as suas ideias para o outro de modo que estas sejam aceitas integralmente. Assim surgem algumas classificações para os indivíduos como: mais alienados, menos alienados, revolucionários, loucos etc.

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

A sociedade atual abrange diversas relações sociais como: relações culturais, econômicas, religiosas, políticas, pedagógicas, familiares, etc.

O cotidiano de nossa sociedade também retrata no nosso trabalho as formas de interação, pois nesse ambiente acontece comunicação entre os indivíduos. O filme classe operária vai ao paraíso trouxe a realidade que através da interação social, os operários conseguiram influenciar uns aos outros, conquistando alguns dos seus direitos em conformidade com os sindicalistas. Um exemplo de interação é a televisão, pois mesmo sendo um meio físico, fica claro como a televisão influencia os telespectadores, através de seus programas, novelas, a moda das novelas, roupas em destaque que as artistas usam, acaba influenciando toda uma massa que somos nós, uns dizem até no ato da compra, essa roupa está em alta, todo o mundo está usando por conta da atriz da novela, isso é uma realidade, pois por trás da televisão existem pessoas que interagem com os telespectadores, havendo assim uma modificação de comportamento em gosto, uso, etc.

Através dos relacionamentos sociais os indivíduos vão adquirindo hábitos, costumes e valores. Observe que uma criança no infantil de uma escola, mesmo os seus pais tendo ensinado alguns hábitos dentro de casa, no ambiente escolar essa criança também irá interagir com seus colegas de classe, muitas vezes até repetindo as atitudes de outras crianças.

A cultura também é uma interação social importantíssima, pois através dela conseguimos influenciar as pessoas no agir, pensar e como se comportar. Importante frisar que esses valores culturais mediante o estudo da sociologia são intrínsecos a todo ser humano, ou seja, todas as sociedades possuem a sua cultura e não podemos dizer se é melhor ou pior, trazendo um exemplo para esclarecer, seria uma jovem islâmica que viesse morar no Brasil, a princípio seria muito difícil para a jovem aceitar todas as mudanças de costumes, valores e hábitos e se render a cultura Brasileira, porém, com o passar dos anos e com a interação social no Brasil a jovem certamente seria influenciada por nossa cultura, e porque não dizer que ela influenciou seu meio de convívio? É certo que sim.

No cotidiano da sociedade atual o ser humano necessita de interagir, pois vivemos em um século em que a comunicação entre os indivíduos tem alcançado o outro lado do mundo, ampliando suas redes de interações o homem vai conhecendo culturas, políticas, religiões, economia, etc.

Vivemos em uma sociedade com muitas religiões, na qual se destacam em nosso país em maior percentual o Catolicismo e o protestantismo, um povo de fé que crê em Deus, mas sabemos também que existem muitas outras religiões que foram surgindo exatamente por conta de pessoas que interagiram entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com