TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Atividades Cênicas

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

AD2 2015-2

Disciplina: Artes Na Educação

Questão única:

Roteiro de atividade cênica para alunos do 4°/5°ano do ensino fundamental.

1-Integração: Apresentação com barbante

Formar uma roda com os alunos

O primeiro aluno se apresenta falando um pouco de si, depois enrola a ponta do barbante no dedo, desenrola o rolo e lança a um outro aluno sem soltar a ponta e assim sucessivamente até que todos tenham se apresentado. A partir dessa teia que se formou entre eles, o professor /orientador abre uma conversação sobre a importância da cooperação, do trabalho em grupo e da interação entre as pessoas. Depois será a vez do barbante fazer o caminho inverso e ao invés de falar sobre si, aquele que está com rolo deverá falar sobre o aluno que vem depois até desfazer a rede. Assim todo tem a oportunidade de se expressar, se divertem e quebra o gelo inicial.

2- Estimulo Cênico: Turista na cidade em tempo de Olimpíadas

Apresentar aos alunos materiais que eles possam utilizar para compor sua cena se não for possível improvisar com objetos encontrados na sala de aula, organizar o espaço para acontecer a cena e situando a plateia. Um de cada vez vai até a “cidade” fazer um tour e verbalmente ou não mostra para os colegas o que viu. Cada um pode contar o que viu improvisando uma fala ou somente através de expressão corporal ou facial. Esse é um momento para que os alunos possam exercitar suas habilidades cênica usando a criatividade.

3-Composição Cênica:

Nessa etapa, a turma será dividida a pelo professor em grupos de no máximo 5 alunos cada. Os alunos deverão organizar de forma improvisada uma cena a partir do material que cada um trouxe do estimulo cênico. Pesquisarão e escolherão a linguagem teatral melhor para desenvolver uma boa cena e conseguir se expressar para contar sua história a plateia. Definirão os personagens, quem são eles, onde estão e o que fazem. Fazendo uma conexão entre o que cada um viu no seu passeio pela cidade, devem formar uma única e coesa história, utilizando-se de linguagem verbal ou não, figurinos, cênicos, sons, espaços.

4-Avaliação:

A avaliação não deve partir do certo ou errado, mas sim de experiências mais ricas ou menos. Deve ser realizada ao final de cada aula, para que todos possam debater sobre o andamento do processo. Todos devem avaliar e se avaliar. Os grupos devem dizer o que queriam exprimir com sua cena e todos devem analisar se conseguiram alcançar os objetivos com clareza. A avaliação deve ser feita em relação a história, à utilização do material do estimulo cênico de cada um, o uso dos espaços, objetos, cenário a clareza dos diálogos a riqueza nas expressões e tudo isso deve ser decidido pelo conjunto, principalmente pelos componentes do próprio grupo. O professor deve servir de mediador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com