TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAFÁRI DE ESTRATÉGIA: Escola da Configuração

Por:   •  10/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

SAFARI DE ESTRATÉGIA: Escola da Configuração

     A Escola de Configuração dispõe de uma concepção distinta das demais escolas, visto que é a escola que proporciona integralizar a mensagem de todas elas, disponibilizando a alternativa de reconciliação. É responsável por gerar as estratégias para um processo de transformação. Ou seja, caracteriza a estabilidade da estratégia dentro de estados, que podem ser parados só por saltos para novos estados. Em outras palavras esta transformação é consequência da configuração. Neste pressuposto, a configuração possui um enfoque mais conceitual, e pode ser explanada através de pesquisas acadêmicas, também descreve os estados da organização e do contexto que a cerca, quanto a transformação é tratada por executivos e prescrita por consultores e descreve o processo de geração de estratégias.

Miller salienta que é necessário realizar correções nas estratégias, pois ele alerta que configurações construtivas podem ser tornar rapidamente destrutivas. Pois, o principal desta escola é a mudança, ou seja, o salto de um estado para o outro, e desta forma, adaptando-se a estratégias mais inovadoras. Na verdade, as organizações tendem e procuram saltar para uma nova estabilidade a fim de ser restabelecer, de maneira mais rápida, postura essa rotulada como um conjunto de estratégias, cultura e estruturas, ou seja, uma nova configuração. Essa Mudança é definida por Miller e Friesen (1984), por mudanças quânticas, que significa mudanças de alguns elementos, que ocorrem de forma rápida e gradual, ao contrário das mudanças gradativas, que ocorre um elemento por vez.

A escola da configuração possui premissas, abrangem de outras escolas também, porém cada uma com um contexto bem definido.

  • As organizações podem ser descritas na forma de uma configuração estável num determinado contexto, e esses comportamentos é que dão origem a um determinado conjunto de estratégias.
  • Saltos quânticos periódicos (transformação);
  • O primeiro e o segundo item descrevem o ciclo de vida das organizações, pois se ordenam ao longo do tempo em sequências padronizadas.
  • A função da administração estratégica é gerir a configuração e a transformação sem destruir a organização;
  • As escolas de pensamento da formação da estratégia são configurações particulares;
  • As estratégias resultantes dependem do momento e da situação vigente.

Também Mintzberg, ao analisar essa escola no livro Safári de Estratégia (2010), uma organização apresenta características que a identificam e são descritas como sendo:

1. Empreendedora que é, simples, pequena, jovem, com estrutura informal e flexível, num ambiente dinâmico. É especialmente aqui que se encontram a formulação de estratégia como visão.

2. A Organização Máquina – tende a ser encontrada em indústrias estáveis e maduras com produção em massa estabelecida ou tecnologias de serviço de massa, como nas aréas automotivas, de aviação e postal. Aqui que se pode encontrar a formulação da estratégia em forma de planejamento.

3. Profissional – gerenciamento por profissionais e altamente descentralizado, ou seja, a empresa entrega parte do seu poder a profissionais treinados para assumir os trabalhos. Neste caso, encontra-se a formulação de estratégia como empreendimento.

4. Diversificada – várias unidades relativamente independentes com administração liberal (frouxa), ou seja, possui sua própria estrutura, porém está sujeita a sistemas de controle de desempenho externa feita por uma sede central remota, por exemplo. Nessa configuração encontra-se a formulação de estratégia dentro das divisões.

5. Adhocracia (Adocrática)– reúnem especialistas de várias modalidades em equipes criativas, onde o poder está no conhecimento; Também reúnem peritos de diferentes especialidades para coordenar em ajustes mútuos. Aqui a formulação de estratégia como aprendizagem coletiva.

6. Missionária – de cultura forte, com cooperação mútua de seus membros, pouca especialização e crenças comuns; Portanto, encontra-se a formulação estratégica na escola cultural.

7. Política – não possuindo elementos dominantes, a tendência é de ruptura, originando forças políticas. Podem ser temporárias ou relativamente permanentes. Se encontra nessa configuração a formulação de estratégia na escola de poder.

Exemplos de Estratégias/ Escola da Configuração

1. Exemplo: A empresa Fugi trabalhava com filmes fotográficos e mudou radicalmente sua estratégia a fim de adaptar-se às novas tecnologias do mercado fotográfico: passou a comercializar máquinas digitais ao invés dos filmes fotográficos.

2. Exemplo : CIRQUE DU SOLEIL

Cirque du Soleil começou quando um grupo de artistas de rua no Quebec (Canadá) decidiu criar uma nova maneira de exprimir a paixão do grupo pelas artes circenses. Sob a direção de Guy Laliberté, o Cirque du Soleil usou a sua paixão pela criatividade e pela inovação para redefinir a paisagem do entretenimento e maravilhar espectadores do mundo inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com