TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em administração

silvana zampirolle maifredo cordeiro

desenvolvimento ecoNômico local

Cachoeiro de Itapemirim,ES

2012

silvana zampirolle maifredo cordeiro

desenvolvimento ecoNômico local

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teorias de Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

Prof. Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Márcia Bastos.

Cachoeiro de Itapemirim,ES

2012

Sumário

1-Introdução.................................................................................................................4

2-Desenvolvimento.......................................................................................................5

A reestruturação capitalista e crise dos estados nacionais ................ ..5

Políticas brasileiras para o desenvolvimento local.......................................................9

Opiniões divergentes ... ............................................................................11

Onde está a verdade................................................................................................. 12

3 – Conclusão.............................................................................................................14

4 - Referências Bibliográficas.....................................................................................15

1- Introdução

O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos adquiridos em relação ao desenvolvimento econômico local, a partir de levantamentos bibliográficos em literatura especializada e de atualidades, como livros, revistas, jornais e de uma entrevista com algumas autoridades municipais.

É importante ressaltar o conceito de desenvolvimento local vem sendo criticado e renovado por muitos autores ao longo dos anos.  O tema em questão visa reconhecer e analisar as formas atuais de atuação do governo municipal frente à iniciativa privada, de forma a atrair maiores investimentos, gerando mais empregos e melhorando a qualidade de vida da população como um todo em cada localidade.

2. Desenvolvimento

A reestruturação capitalista

No final do século XX, houve grandes transformações na economia mundial, a partir dos anos de 1950, tornou-se real a sociedade do pleno emprego, pensada e planejada pra recuperar-se do pós-guerra, baseada na produção em massa das grandes indústrias (Fordismo), que se desenvolveram segundo estudos de Frederick Taylor e Henry Fayol.

O fordismo/keynesianista significou um modo de organização do processo produtivo nos países desenvolvidos, que serviu para reconstruir e dinamizar o capitalismo pós-guerra. O equilíbrio da economia dependia da coordenação entre o crescimento da produção e lucros estáveis com os ganhos salariais.

A partir da década de 70 o capitalismo começa a sentir os efeitos da desaceleração nos ganhos de produtividade, que já não compensavam os investimentos em maquinários, rebaixando as taxas médias de lucros, esbarrando em seus próprios limites e contradições internas. Percebe-se, portanto, que a crise que está à base de todo o processo é crise de rompimento do consenso social.

Na produção verificou-se a resistência dos trabalhadores na linha de montagem. A monotonia e a alienação do trabalho refletiu- se nos desperdícios que elevavam os custos da produção.

Na tentativa de solução, as empresas buscavam melhores condições de exploração das oportunidades organizacionais e tecnológicas dos novos modos de “produção flexível.”

Houve então a internacionalização da produção que buscava mão-de-obra barata, e foi transferência das indústrias instaladas nos grandes centros para regiões onde o movimento operário era menos organizado.

Diante dessas mudanças na economia, a partir dos anos 80, instala-se uma crise fiscal e surgem as dificuldades de governabilidade para muitos Estados Nacionais que veem-se obrigados a promover o rebaixamento de seus padrões e condições de trabalho, pra garantir a permanência de muitas indústrias em seu território.

Na economia internacional, houve o choque do petróleo e a elevação das taxas de juros na primeira metade dos anos de 1970, aprofundando a tendência à queda da taxa de lucros das empresas.

Surgindo assim a necessidade da descentralização da economia, transferindo atribuições que antes eram do Estado para os municípios, trazendo para o governo local os impactos do desenvolvimento econômico e social.

Políticas brasileiras para o desenvolvimento local

O Instituto Cidadania convocou e coordenou um amplo programa de discussões, seminários, entrevistas, estudos, pesquisas e produção de textos com vistas a propor ao Brasil uma inovadora Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local, (2006).

Sendo considerado um grande desafio, pois, além do apoio financeiro, seriam necessários apoio tecnológico, apoio institucional, sistemas locais de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com