TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Administração

Maria Alzira Lopes da Rosa

Banco São luiz

[pic 3]

São Luiz Gonzaga

2014

        maria alzira lopes da rosa

banco são luiz

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Pessoas ; Direito Empresarial e do Trabalho e Responsabilidade Social e Ambiental.

Prof.Janaína Vargas S.Testa, Ana Céli Pavão, Elisete Alice Zampronio de Oliveira, Sergio de Goes Barbosa e Karen H.Manganotti

São Luiz Gonzaga

2014

                                                  Introdução

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as disciplinas de Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental aplicados no dia a dia de uma empresa , no setor de recursos humanos.

Visa demonstrar através do embasamento teórico as técnicas utilizadas pelo setor de Recursos Humanos do  Banco São Luiz na contratação de seus funcionários, sendo esse uma empresa consolidada em seu ramo, conta atualmente com 150 funcionários o qual fazem parte das seguintes áreas funcionais: Assessoria jurídica; Comunicação Corporativa; Administração e Finanças; Capital de Riscos; Produção; Administração Financeira, Administração de Serviços, Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

 Neste trabalho  será analisado as atribuições  necessárias para se trabalhar no  cargo Analista Financeiro e as etapas que seram exigidas no processo de recrutamento e seleção.

Desenvolvimento

O setor de Recursos Humanos é cada dia mais importante em uma empresa, seja na parte operacional ou estratégica. Lidar com pessoas requer habilidade, capacidade e conhecimento. Neste trabalho iremos acompanhar o processo de seleção de um analista financeiro para o Banco São Luiz,   iniciando pela descrição do cargo da vaga escolhida.

Descrição de Cargos

Segundo Chiavenato (2010), a descrição de cargos é caracterizada pela definição escrita do que o ocupante do cargo executa, como faz e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as específicações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos e  habilidades.

O Analista financeiro é a pessoa responsável pela gerência das operações financeiras e dos riscos no setor bancário. Planeja, dirige e controla os recursos financeiros da organização, com objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

Entre as atribuições do cargo esta administrar fundos e carteiras de investimento em instituições financeiras. Desenvolver, implantar e administrar produtos bancários, analísar operações de crédito e de cobrança, operacionalizar contratos  de financiamentos e/ou empréstimos, controlar recursos para crédito obrigatório e gerenciar cobranças, preparar e consolidar informações gerenciais e econômico-finaceiras, relatar aos setores e clientes do banco, oralmente ou por escrito, a situação dos produtos e serviços bancários.

As competências técnicas exigidas para o cargo são, ser graduado em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas e pós-graduado em gestão financeira, experiência de no mínimo 1 ano na área. Já entre as competências comportamentais estão organização, comunicação, poder de influência, pró-atividade, persuassão e seriedade. A capacidade de expressar-se de forma correta, a seriedade em analisar os pedidos de empréstimos serão o grande diferencial deste profissional.

Tipo de Recrutamento e Técnicas de Seleção

O próximo passo consiste em escolher o gênero de recrutamento mais indicado para cada caso. Devemos escolher entre recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.

Para Gil (2011, p. 93) “existe vários meios de recrutamento, pois cabe ao setor de recursos humanos selecionar, escolher o mais adequado, considerando, para tanto a natureza dos cargos e os meios oferecidos pela organização”. No recrutamento quanto mais pessoas atraídas, melhor será a seleção.

Para Araújo e Garcia (2006) o recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego. O recrutamento tem a função básica de atrair pessoas para suprir às necessidades da organização e abastecer o processo de seleção.

Recrutamento Interno:

Para Marras (2009) o recrutamento interno é aquele que privilegia os próprios recursos da empresa, utilizando os meios de comunicação interno para atrair pessoas que já estão na empresa, utilizando os meios de comunicação interno para atrair pessoas que já estão na empresa á concorrerem a novo cargo. O recrutamento interno pode também envolver transferência de pessoal, promoção de pessoal, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreiras de pessoal.

Recrutamento Externo:

O recrutamento externo realiza-se quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho, proporcionando novas experiências para a organização.

Recrutamento Misto:

Mesmo oferecendo oportunidades para seus próprios colaboradores, a empresa não apresenta visão fechada, desejando transformação também. Sendo assim, abre-se ao mesmo tempo, oportunidades para o recrutamento de candidatos que não fazem parte de seu quadro de funcionários, desde que de enquadrem no perfil exigido pela vaga em aberto.

Chiavenato (1999) ensina que o recrutamento misto é uma solução formada a partir de diversos generos ou opiniões com a liberdade de escolher o que julgar melhor, abordando tanto as fontes internas quanto externas dos recursos humanos para o recrutamento. O recrutamento misto pode ser adotado por três funções: Inicialmente recrutamento externo seguido de recrutamento interno e recrutamento externo e interno, concomitamente.

Na seleção do cargo de analista finaceiro Banco São Luiz  será utilizado o tipo de recrutamento misto, no intuito de dar oportunidade aos funcionários da empresa que possuem  as atribuições exigidas pelo cargo e também analisados novos currículos  para verificar possíveis pessoas com novas formas de pensar que possam ser incorporadas ao banco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com