TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Administração

Tayllane dos Santos Bezerra

Produção textual individual

[pic 4]

Caruaru

2015

Tayllane dos Santos bezerra

Produção textual individual

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Projetos Prof. Marco Ikuro Hisatomi; Administração da Produção e Logística Prof. Luíz Antônio Gabriel e Prof. Alfredo Ribeiro de Almeida; Empreendedorismo e Plano de Negócios Profª. Gisleine Fregoneze; Seminário VII Prof. Sebastião Oliveira.

Caruaru

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................        

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................        

2.1 GESTÃO DE PROJETOS....................................................................        

2.1.1 Riscos................................................................................................        

2.1.2 Escopo...............................................................................................        

2.1.3 Aquisições/Fornecedores..................................................................        5

2.1.4 Partes Interessadas........................................................................... 5

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA............................ 6

2.2.1 Projeto de Rede de Operações Produtivas....................................... 6

2.2.2 Planejamento e Controle da Capacidade da Produção..................... 7

2.2.3 Melhoramento da Produção Por  Meio do Ciclo PDCA e "5 S"......... 8

2.2.4 Aplicatibilidade da Logística............................................................. 11

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS......................... 13

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................... 14

2.3.2 Pesquise de Mercado e Plano de Negócios.................................... 16

4 CONCLUSÃO.......................................................................................... 18

REFERÊNCIAS.........................................................................................        19



  1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem por objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas aprendidas neste sétimo semestre do curso de bacharelado em administração bem como nas disciplinas dos semestres anteriores. Tentaremos aplicar esses conhecimentos e práticas por meio da desenvoltura de habilidades de análises das matérias sendo assim, será apresentada nas áreas de competência do PMBoK (riscos, escopo, partes interessadas e fornecedores), sobre melhorias de processos e redução de custos nas empresas e uma pesquisa bibliográfica sobre empreendedor, administrador, intraempreendedor, análise de mercado e plano de negócios.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Gestão de projeto

O guia PMBoK é um guia em relação aos conhecimentos da administração de projetos. Ele foi desenvolvido pela PMI (Project Management Institute), visando a pesquisa, sistematização e divulgação dos conceitos relativos à administração de projetos. O guia PMBoK possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para gerenciar todo tipo de projeto.

Neste presente artigo iremos falar sobre quatro áreas de conhecimento do guia PMBoK, que são elas: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes interessadas.

  1. Riscos

É uma área que descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Temos cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como risco será planejado, criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criatividade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os riscos com novos riscos sendo identificados, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos, etc.

Os processos dessa área são: planejar o gerenciamento de riscos, identificar os riscos, realizar a análise quantitativa dos riscos, planejar as respostas aos riscos e monitorar e controlar os riscos.

2.1.2 Escopo

Esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Existem três processos de planejamento, que são executados primeiro, e dois processos de controle e monitoramento, que são executados por último. Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente se está tudo correto.

        Os processos dessa área são: coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP (Estrutura Analítica de Projeto), verificar o escopo e controlar o escopo.

  1. Aquisições/Fornecedores

Esta é a área que descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as respostas dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como será o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e por último formalizar a finalização do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com