TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração

paulo cesar dos santos

teorias da ADMINISTRAÇÃO

[pic 4]

PIUMHI

2014

PAULO CESAR DOS SANTOS

                                                Sumário

1. Introdução …...……………………………………………………………..……....2
1.1APremissa de a Administração ser uma Habilidade Humana…....................2/3
1.2 Os precursores da Teoria da Administração…...................................…...…3
1.2.1 Teoria da Burocracia ….…………………………………….………..…….....3
1.2.2Teoria das Relações Humanas………..………………………...........….…...4
1.2.3Teoria comportamental. ……….…………………………........………...........4
3. Implicações Éticas...........................................................................................4

3.1Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que    aprendem.............................................................................................................4/5
4. Aprendizagem Organizacional. …………………………………………......…....5
4.1.1 Gestão do Conhecimento…………………………………….....……...…......5
4.1.2Administração……………………………………………………….……….......5/6
4.1.3Ambiente……………………………………………………………………….....6
4.1.4 Tecnologia………………………………...……………………………..……....6

4.1.5.Estratégia……………………………………………………..……...….............6/7
4.1.6.Administração e o seus objetivos………………………………….....….........7
4.2. Quais as principais propostas da Administração e como são utilizadas nos dias atuais................................................................................................................7/8/9
5.Cosiderações finais…………………………..…………………………….…........9
6. Referências Bibliográficas...…………………….………………………….........9/10

                                           

                                                       Introdução
         Esse trabalho tem o objetivo de apontar as razões do surgimento da Administração e das Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração e suas principais características dentro da Abordagem Humanística iremos entender o seu surgimento a partir da Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações Humanas e da Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental, fazendo uma reflexão sobre o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem Comportamental. Já na Teoria Neoclássica, entenderemos que o seu surgimento foi à reafirmação da Teoria Clássica na estrutura da organização, porém, com mais objetivos e melhores resultados, uma vez que os clássicos utilizavam um sistema muito fechado o que impossibilitava os trabalhos experimentais. Também veremos que a Teoria da Burocracia veio para melhorar as complexidades na organização através de normas pré-estabelecidas e que a Teoria Estruturalista é voltada para a análise intra-organizacional e apresenta uma abordagem de sistema aberto com o objetivo de conciliar idéias clássicas e idéias humanísticas.           
   

  1. A Premissa de a Administração ser uma Habilidade Humana

         Desde o começo dos tempos o homem desenvolve habilidades para sobreviver ao mundo que vive em constante evolução, um bom exemplo dessas habilidades é a socialização, que é o dom de todo e qualquer ser vivo, onde ninguém consegue ou pode viver sozinho por muito tempo. Há muitos anos essas interações vêm ajudando  muito o ser humano, através do diálogo o homem gera discussões para chegar a um senso comum, gerando a solução de problemas. A Administração teve inicio mais ou menos no século 5000. AC na Suméria, para resolver um problema do dia a dia, á partir disso foi adotado um padrão para a resolução de problemas.
Na revolução industrial é que a administração teve um impulso, pois com ela se resolvia os problemas mais urgentes das indústrias. E de lá para cá administração através de suas teorias vem se modificando e se aperfeiçoando.A administração também com o passar do tempo sofreu influencias de varias áreas como a filosofia; que juntou a teoria de vários pensadores como Platão e Sócrates; a igreja que participou do começo doa pensamentos administrativos; instituição militar; economistas liberais como Marx que trouxe o socialismo e o sindicalismo para a teoria da administração e os empreendedores que criaram as principais condições para o surgimento das teorias administrativas.

1.2 Os precursores da Teoria da Administração

         Henry Fayol oi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever,organizar, coordenar, comandar e controlar. Além deFayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (Liderança). Henry Mintzberg contesta esta visão da atuação do Administrador, dividido em funções processuais, propondo que este atue, na verdade, exercendo diversos papéis, sendo estes interpessoais (papel de líder, de contato e aquele ligado à imagem de chefe), informacionais (papel de monitor, de disseminador e de porta-voz) e descensionais (papel de empreendedor, de manipulador de distúrbios, de alocador de recursos e de negociador). Discute-se se a Administração pode ser considerada uma disciplina científica. Quando assim considerada, é um ramo das Ciências Sociais, tratando dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações. 
   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com