TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  26/6/2015  •  Seminário  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

 

COMERCIAL LUCAS:

O PIONEIRO DA CIDADE

[pic 3]

Januária

2014

COMERCIAL LUCAS:

O PIONEIRO DA CIDADE

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional – Homem, Cultura e Sociedade – Comunicação e Linguagem – Fundamentos e Teoria Organizacional.

Professores:

Profª. Mônica Maria Silva

Prof. Wilson Sanches

Prof. Sebastião Oliveira

Profª. Karen Manganotti

Profª. Márcia Bastos  

Januária

2014

PLANEJAMENTO DO EVENTO

COMERCIAL D & D Ltda.

Conforme orientação, o grupo visitou a empresa Comercial D & D Ltda.  situada na Av. José Borges Monteiro , 261-Centro em Bonito de Minas-MG. Obteve-se as seguintes informações em entrevista ao sócio majoritário e presidente Domingos juntamente com sua esposa Maria Rita. A empresa está no mercado há 20 (vinte) anos, fundada no ano de 1994, na cidade de Bonito de Minas, Minas Gerais. Tudo começou no primeiro dia de trabalho num pequeno cômodo em uma residência situada na Rua Profeta Jonas de Paula Gomes, nº , Centro, em Bonito de Minas; onde o casal comercializava apenas produtos básicos: alimentos como arroz, feijão, milho e outros cereais, e ainda não tinham funcionários.

O pequeno comércio foi crescendo e na data de 18 de Maio de 1997 mudaram para um estabelecimento próprio na Av. José Borges Monteiro, 263 onde iniciaram uma sociedade com Divino, o irmão de Domingos e durante os dois primeiros anos, trabalharam apenas os três. Devido a expansão do comércio, já no terceiro ano contrataram dois colaboradores: Edson e Célio. Nesse período incluiram a comercialização de enlatados, bebidas, material escolar, presentes e briquedos, produtos veterinários, materiais de construção e calçados. Também neste período, Domingos e Maria Rita costruiram sua residência na parte superior do comércio, que formaram o primeiro prédio construido na cidade. Já no mês 12/2003 desmembraram o Comercial de Materiais de costrução, que passou a ser um comércio independente e com razão social própria.                                                                                                                                                                                              

No dia 02 de Agosto de 2004 inauguraram o comércio atual, com espaço maior e também maior variedade em produtos, e aumentaram também o nº no quadro de colaboradores. Iniciaram a comercialização de móveis e eletrodomésticos, açougue e também comeram a trabalhar com Bradesco Expresso. Evoluiram tecnologicamente investindo em computadores e sistemas de controle de entrada e saida de produtos, e câmeras de segurança. Hoje é maior comércio da cidade que está há 20 anos no mercado, com mais de 30 colaboradores e ainda está em expansão.

.

O Comercial Lucas é uma empresa de setor produtivo terciário, pois seus produtos chegam ao estabelecimento prontos para serem comercializados. Possui características de uma estrutura clássica, já que embora todos os seus colaboradores tenham uma rotina de trabalho padronizada e seguem normas e regras, (vestimentas, comportamentos, etc.), há uma relação harmoniosa e interpessoal entre todos.

A empresa é divida em setores: Domingos que atua como sócio majoritário e presidente .  Divino como segundo sócio e gerente; Maria Rita que atua como coordenadora, responsável pelo financeiro e departamento de pessoal. E também Salvador que também é irmão de Domingos e atua como responsável pelas compras.  O quadro de funcionários é composto em sua maioria por colaboradores do sexo masculino devido ao fato de a empresa também trabalhar com Atacado, sendo essa uma estratégia para que todos pudessem atuar nas mesmas funções. Ele é dividido vendedores, operadores de caixa, repositores, operadores de sistemas, motoristas, auxiliares de serviços gerais e uma zeladora que é responsável pela limpeza.  De acordo com o critério do SEBRAE,em que a empresa é classificada de acordo com o n° de funcionários empregados, o Comercial Lucas no seu todo  é uma empresa de pequeno porte, pois emprega entre 10 a 49 colaboradores.

O tipo de liderança que predomina é treinar ou persuadir,já que todos seus colaboradores recebem suas tarefas e também instruções para realizá-las. A líder abre espaços para o diálogo e opiniões dentro da empresa, sendo assim, embora se observa características da teoria burocrática, é a teoria das relações humanas que prevalece, pois a empresa não vê seus funcionários apenas como uma máquina de operacional, ela busca inovação e motivação, através de várias ações incentivadoras.

A empresa realiza alguns eventos para trabalhar a motivação, estresse e trabalho em equipe com seus profissionais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com