TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  10/6/2015  •  Bibliografia  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

CONTABILIDADE APLICADA 7º PERIODO

[pic 3]

CONTABILIDADE APLICADA 7º PERIODO

Trabalho apresentado ao Curso Superior  Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Perícia, Auditoria e Atuária Período, Controladoria Período, Planejamento Tributário Período, Seminário VII Período, Estágio Curricular Obrigatório.

Prof.ª Fábio Rogério Proença, Regis Garcia, Agnaldo Pereira, Regiane Alice Brignoli Moraes, Alfredo Ribeiro Almeida,

Tutor Eletrônico: Rosineia Alves Corsog

Tutor de Sala: Ademir de Oliveira Cardoso

7º Período

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................03

2.1 A Controladoria...................................................................................04

2.2 Contribuições: O Cumulativo e não Cumulativo.................................06

3 A Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.............................................................07

4 Demonstração Contábil Balanço Patrimonial........................................07

5 A Auditoria e o Auditor Fiscal, e a importância dos Controles..............09

6 CONSIDERAÇOES FINAIS..................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................12


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca explicar como a contabilidade precisa ser vasta em seus conhecimentos, que através de dados matemáticos e relatórios é preciso entender e se especializar para as várias áreas como controle, auditoria, planejamento tributário e área fiscal.

                       Analisar contabilidade e sua ciência como é realizada e estudar sua pratica, como é controlada e interpretada quais os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro a demonstração e a exposição desses fatos, onde tem papel fundamental para que os gestores tomem decisões.

                       Iremos abordar neste trabalho as áreas de atuação da contabilidade, dando enfoque para a sua importância em cada área e ainda evidenciar a contabilidade na atualidade. Desse modo, espera-se que este trabalho possa propiciar uma discussão direcionada especialmente para seus objetivos, e para a confecção do mesmo, utilizara de métodos como pesquisa em sites relacionados. Artigos, biblioteca virtual e os materiais disponibilizados através das aulas do curso e demais meios que se fizer necessária para uma ampla pesquisa.

2.1 A Controladoria

                       A controladoria surgiu no inicio do século XX com as necessidades de novas fontes de informação para a tomada de decisão dos gestores americanos, sendo que no Brasil surgiu com a vinda das multinacionais americanas, o papel da controladoria é assessorar os gestores da empresa, estudando alternativas econômicas, além de integrar informações e reportá-las para facilitar a tomada de decisão. Ressalta-se que o papel da controladoria como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que aperfeiçoem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para que os gestores que auxiliam na tomada de decisões.

                       A função e a responsabilidade do executivo financeiro têm mudado, devido o aumento da complexidade na organização das empresas, o grau elevado de interferência governamental por meio de políticas fiscais e, principalmente, a demanda por melhores práticas de gestão.

                       É por essas razões que existe a separação entre a função contábil e a função financeira foi o caminho lógico a ser tomado e, nesse período, ocorreu o nascimento e desenvolvimento de uma função diferenciada de controladoria, a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica e pode ser visualizada como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos vindos de outras ciências ou como um órgão administrativo com missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema da empresa. Deve se preocupar com a análise do ambiente empresarial, pois é nele que estão as bases estratégicas as quais correspondem aos planos de ação e disposição de recursos.

                      Ter um setor de controle dentro das empresas é cada vez mais indispensável, o Controle que exerce essa função possui um amplo conhecimento na área administrativa com suas estratégias e mecanismo organizacional que permite detectar problemas e fragilidades para os gestores com campo administrativo, como também tem um amplo conhecimento da contabilidade saberá com exatidão os pontos econômicos e financeiros que precisam ou devem controlados, torna-se assim muito importante a controladoria na rotina das grandes empresas, para continuar em crescimento e alcançado os objetivos dos gestores.

                        Toda empresa tem direitos e obrigações para como o estado, município e nação, e sendo assim a necessidade que se contrate funcionários para que as empresas automaticamente se responsabilizassem por tornar essa atividade legal, e para isso é que o PIS, Programa De Integração Social promove essa integração entre o funcionário e o crescimento da empresa.

                       Ao assinar a carteira de trabalho o funcionário recebe um número de inscrição que lhe dará possibilidades de consultar, fazer saques dos benefícios sociais administrados pela caixa, e após (cinco) anos de trabalho registrado em carteira assinada poderá receber o abono salarial na CEF, estes trabalhadores são contribuintes como pessoa física do PIS e os contribuintes Jurídicos são aqueles de direito privado e as que lhe são equiparadas pela Legislação do Imposto de Renda, inclusive as empresas prestadoras de serviço, empresas publicas e sociedade de economia mista com suas subsidiárias excluídas as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com