TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE QUEIMADOS

Por:   •  24/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS QUEIMADOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE QUEIMADOS

ERICK ALVES MONZATO - 201402007761

MICHELE  NEVES MOURA - 201402335709

QUEIMADOS/RJ

2017

Empresa 1

Apresentação da Empresa

Centro Educacional Cantinho de Fátima, inscrita no CNPJ: 00.665.239/0001-80 e Inscrição Municipal: 889391, com sede na Rua Printer, 614, Vila do Tinguá, Queimados, Rio de Janeiro, RJ, do ramo de educação, ainda sem planejamento estratégico formado, atua na área por, aproximadamente, 22 anos. Tem como Diretora Pedagógica: Andrelina da Silva Monzato, formada em pedagogia na Universidade Abeu (2002), em Belford Roxo.

Práticas Sustentáveis

        Em pesquisa na empresa, foi constatado que é feita campanha de coleta de lixo, buscando incentivar os alunos, desde o primeiro segmento escolar, a possuírem práticas sustentáveis. Existem campanhas mensais para todos os alunos da escola sobre racionalização d'água, evitando o desperdício. A escola possui projeto sobre a reutilização de água. De acordo com o projeto, a escola passará a armazenar a água utilizada na lavagem das mãos dos alunos em um tambor ( com proteção contra o mosquito da dengue) para higienizar o pátio no último dia de aula na semana.

        Para os funcionários docentes, a empresa orienta, além da racionalização d'água e diferenciação de coleta de lixo, sobre a utilização do papel. Pede-se que utilize sempre o verso da folha, evitando o desperdício.; para anotações simples, utilização de folhas já preenchidas.

        Para o administrativo, foi implantado um sistema de armazenamento de dados, evitando o arquivo de folhas fisicamente e reduzindo, de forma significativa, a quantidade de impressões feitas.

Brainstorm

        Semestralmente, em assembléias do conselho de classe escolar, existe uma pauta específica, após as discussões sobre os discentes, para ideias sobre inovações em práticas de ensino, práticas administrativas e de gestão. São ouvidos todos os funcionários que, de alguma forma, querem contribuir.

5W2h

5W2H

What (O que será feito)

Redução de uso do papel; Reutilização d'água; Coleta de lixo sustentável

Why(Por que será feito)

Preservação ambiental.

Where(Onde será feiro)

Escola

Whwn(Quando será feito)

Diariamente

Who (Por quem será feito)

Corpo discente, docente e administrativo

How(Como será feito)

Com planejamento, e conscientização dos funcionários e os integrantes envolvidos

HowMuch (Quanto custa)

Custo de implantação dos sistemas

Diagrama de Causa e Efeito

        A empresa apresentou um estudo realizado no ano de 2016. Um quantitativo de reclamações feitas pelos professores com relação aos alunos. Foi diagnosticado que o maior problema enfrentado são as conversas excessivas dos alunos, seguido do desinteresse dos mesmos. Para 2017, a direção juntamente com a coordenação pedagógica, traçaram um plano para aumentar o incentivo ao estudo dos alunos.

Motivo de Reclamação

Quant.

%

% acumulada

Conversas excessivas

62

43,97

43,97

Alunos sem interesse

45

31,91

75,89

Falta de suporte familiar

14

9,93

85,82

Atraso dos alunos

12

8,51

94,33

Falta de material escolar

8

5,67

100,00

Total

141

 

 

        [pic 1]

Empresa 2

Apresentação da Empresa

A Padaria Nossa Senhora de Fátima, inscrita no CNPJ: 73.662.694/0001-04 e Inscrição Estadual :85.110.233 tem como principal objeto de geração de receita, a venda de pão. Também conta com a comercialização de bolos e doces em geral. Situada na Rua Jair, 409, Centro. Atua no ramo por aproximadamente 24 anos. Tem como Sócio Diretor o senhor Jefferson Alves, de 43 anos, residente do mesmo município.

A empresa tem como missão “Atender de forma eficiente oferecendo satisfação total ao cliente” e como visão ”Expandir-se para obter total reconhecimento no município atuante”. O principal valor da empresa é a ética, seguido da responsabilidade e integridade na fabricação do produto.

Práticas Sustentáveis

A empresa divulgou em entrevista ao grupo que, no ano de 2015 implantou um sistema de sensores na iluminação. Além de uma redução significativa no valor da conta mensal, é considerada uma excelente prática sustentável. Para redução do uso do óleo, simplificou o processo utilizando borrifadores para untar as formas utilizadas na fabricação dos produtos.

Por residirem em cima do imóvel em que a loja fica localizada, fazem uma coleta da água que goteja do ar condicionado e demais locais que podem ser feitos esses tipos de coleta e reutilizam para lavagem do chão para higienização do ambiente de trabalho e atendimento ao cliente.

5W2h

5W2H

What (O que será feito)

Redução do uso de óleo e água

Why(Por que será feito)

Preservação ambiental

Where(Onde será feiro)

Local de Trabalho

Whwn(Quando será feito)

Diariamente

Who (Por quem será feito)

Pessoal

How(Como será feito)

Com a colaboração dos envolvidos

HowMuch (Quanto custa)

Custo dos produtos utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com