TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabor dos Deuses

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra[pic 2]

Curso de Graduação em Administração

Série 6º BN

Daniela Aline Floriano     RA 6659436422

Greicy Kelly Crivelari       RA 6448314811

José Fabio Baia               RA 6891512746

Sandra da Silva                RA 6814007148

Sheila Almeida Riberio     RA 6661429080

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE ADMINISTRAÇÃO – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Etapa 1 – Localização da empresa. Produto.

    Etapa 2 – Estudo de tempos e Métodos. Layout

Professor: Enio Mallet

Taboão da Serra – SP

30 de Setembro de 2015

ETAPA 1

A empresa Sabor dos Deuses Ltda. tendo como necessidade a determinação de melhores meios de produção, atendendo a demanda presumida de seu produto, realizou um levantamento de informações, com o intuito de definir as escolhas a serem tomadas, para evitar que haja prejuízos e para que se tenha uma fabricação mais eficaz.  

Segundo Woiler e Mathias (1996, p. 125): “O problema de encontrar a localização ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos.” De uma maneira sintética, as organizações preferem estabelecer-se de maneira que possam diminuir seus custos e aumentar a margem de lucro empresarial.

O produto a ser produzido chama-se “Suplementos Alimentícios”. A produção necessária, a priori, é de 25000 kg e, ao visar um consumo de 2,5 kg por indivíduo, calcula-se a capacidade de atendimento ao cliente da seguinte forma:

  • Divide-se a produção necessária pelo consumo individual, 25000/2,5: 10000. O valor obtido equivale ao número de clientes que conseguirão atender/demanda.

A localização da empresa virá a ser definida com base na localização dos fornecedores, para que não ocorram dificuldades durante o transporte de matéria prima. Utilizar-se-á uma tecnologia de ponta para maior aperfeiçoamento dos transportes e para melhoraria do desempenho da logística

Com as informações citadas acima, pode-se montar o seguinte fluxograma para a produção da empresa:

Input: Entradas.

Entradas é a medida quantitativa dos insumos, como a quantidade ou o valor das matérias primas, mão de obra, energia elétrica, etc.

Nas entradas, encontra-se o número de colaboradores/empregados que será necessário para a produção. O capital inicial é no valor de R$1.800.000,00. O valor gasto no consumo de energia é de R$12.000,00 ao ano.

Insumos

Matéria prima necessária na composição para produção dos Suplementos Alimentícios.

Output: Saídas

Saída é a medida quantitativa do que foi produzido como valor das receitas provenientes da venda dos serviços ou produtos finais.

Durante a etapa de produção, é deveras importante cronometrar o tempo gasto durante a fabricação, para que se possa evitar o desperdício de horas. Após a cronometragem, deve-se utilizar de táticas para que não haja prejuízo e consigam suprir a demanda dentro do prazo.

Segundo RIBEIRO (2006), o estudo de tempos é “o estudo que visa racionalizar o trabalho e alcançar a otimização da relação tempo-esforço, procurando identificar os melhores movimentos e tempos na execução de uma tarefa”.

Segundo ROCHA (1995), sob a ótica de racionalização, visa-se encontrar meios mais simples de realizar um trabalho:

Os dois braços devem iniciar e terminar seus movimentos juntos;

Movimentos suaves e contínuos são os perfeitos. Movimentos descontínuos e lineares com muitas mudanças devem ser evitados;

Tarefas que possam ser realizadas pelos pés devem aliviar tarefas atribuídas a às mãos;

Pessoas que utilizam visão além do habitual não podem trabalhar continuamente. Nesse caso é aconselhável efetuar rodízio na função.

Existem certas ferramentas que podem ser utilizadas para o controle do tempo, racionalizando o trabalho e otimizando a produção. A Sabor dos Deuses Ltda. utiliza-se dos seguintes  instrumentos para a melhoria de sua produtividade e diminuição do tempo gasto durante a produção dos Suplementos Alimentícios:

  • Fluxograma;
  • Cronômetro;
  • Filmagem;
  • Observação direta;
  • Uso de gráficos.

Utilizando-se desses instrumentos, segue abaixo o fluxograma montado para o aperfeiçoamento da produção da empresa:

                                                FLUXOGRAMA

[pic 3]

ORGANOGRAMA

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com