TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação Marketing

Por:   •  20/10/2018  •  Seminário  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

MARKETING

TÍTULO DO TRABALHO

MARINGÁ

2018


LORENA CAMILLA

MARIANA AKIOMA

VITÓRIA KUHNEN ANDRADE

WILLIAM SILVESTRINI NISHIMURA

TÍTULO DO TRABALHO

[pic 1]

Maringá

2018


SUMÁRIO


RESUMO

        O objetivo desse trabalho foi identificar as bases de segmentação presentes nas hamburguerias do shopping Catuaí, com foco na hamburgueria Casa da Mãe Joana. A metodologia foi feita por meio da observação e de uma pesquisa informal com um funcionário do estabelecimento.

Palavras-chaves: Hamburgueria; Casa da Mãe Joana; Segmentação


1 INTRODUÇÃO

        Neste trabalho vamos comparar a segmentação de mercado de duas empresas localizadas no shopping Catuaí, que fica na cidade de Maringá. O carro-chefe das duas empresas são os hambúrgueres.

        A empresa que vamos tomar como base é a Casa da Mãe Joana, que tem um foco maior no atendimento e na experiência do cliente. A empresa, além de servir hambúrgueres, possui também porções para os acompanhar. Os preços são acessíveis para quem deseja comer hambúrgueres com uma certa frequência e o ambiente é bem aconchegante,

        A empresa que usamos para comparação é o restaurante Madero, que além de ter o foco em hambúrgueres, também possui refeições para serem consumidas no local. A empresa tem uma proposta de valor para o público de classes mais altas, pode-se sentir isso no ambiente que a empresa apresenta.

        As diferenças de público entre essas empresas são bem diferentes, e vamos mostrar as estratégias de segmentação que as diferencia no corpo do trabalho, assim como vamos mostrar como elas se posicionam diante de seu público.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Este tipo de segmentação divide os compradores em grupo baseado em sua classe social, estilo de vida ou personalidade, algumas pessoas podem ser de um mesmo grupo demográfico e ter características psicográficas muito diferentes. Nesta pesquisa, consideramos dois restaurantes do tipo hamburgueria que vendem produtos semelhantes, porém com conceitos diferentes, o Madeiro sendo um restaurante que tem como cliente principal famílias e casais de classe média alta oferecendo um ambiente sofisticado e elegante. O restaurante Casa da Mãe Joana oferece hambúrgueres mais originais, usando ingredientes e temperos típicos da região, isso tudo num ambiente mais simples e nostálgico.

Apesar de serem concorrentes diretos, os dois restaurantes proporcionam experiências diferentes para pessoas que têm estilos de vida distintos. O Madeiro por sua vez tem como clientes pessoas com estilo de vida inovadores e conscientes, apresentados por Philip Kotler, baseado no sistema VALS. Enquanto na hamburgueria Casa da Mãe Joana podemos identificar pessoas perfil de estilo de vida mais experimentador.

2.2 SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA

A Base Geográfica está relacionada ao local, na superfície da Terra, onde os consumidores vivem e as relações da realidade de cada espaço com os grupos que o habitam (URDAN e URDAN, 2010). A base geográfica é usada quando o local que a empresa vende seus produtos afeta o consumo deles.

As variáveis que devemos observar neste tipo de segmentação, são:

  1. Região;
  2. Porte da cidade;
  3. Densidade;
  4. Área.

A Casa da Mãe Joana fica dentro de um shopping na cidade de Maringá. O shopping em si fica localizado na região Oeste da cidade, onde não há tanta concentração de habitação. Nessa região, tem uma concentração muito grande de empresas que trabalham no setor de agricultura, pois dá para perceber que nas proximidades há zonas rurais.

A cidade de Maringá é considerada de médio-grande porte, pois cabe na classificação urbanística usada para definir o porte das cidades. A faixa de população que classifica Maringá nessa situação fica entre 300 a 500 mil habitantes. De acordo com o IBGE (2017), estima-se que Maringá tenha 406.639 pessoas.

O censo do IBGE de 2010 aponta que Maringá tem uma densidade demográfica de 733,14 pessoas/km2. Isso indica que Maringá pode ser considerada uma cidade urbana.

O shopping Catuaí fica próximo da área rural da cidade, mas não impede que pessoas de Maringá e região vão até ele. Então, resumidamente, os clientes do shopping são de Maringá e região.

Agora, tratando do estabelecimento, a Casa da Mãe Joana fica localizada fora da praça de alimentação, pois de acordo com a entrevista que fizemos, a empresa foca na experiência que o consumidor vai ter lá. Destrinchando isso, essa filial que a empresa tem no shopping preza muito que o consumidor se sinta confortável, não tendo que procurar lugares para sentar e não se incomodando com ruídos, algo que é muito comum em praças de alimentação em shoppings.

2.3 SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL

De acordo com Kotler (2006), na segmentação comportamental o mercado se divide em grupos com base em: seus conhecimentos sobre um determinado produto, suas atitudes em relação a este produto, a forma como o produto é utilizado e a resposta do consumidor diante do produto.

Os locais de consumo são nos próprios restaurantes das empresas ou os clientes tem a possibilidade de levar para casa e consumi-los lá, outro ponto abordado foi a frequência com que consomem os produtos, os consumidores são diferenciados de acordo com cada necessidade percebida, alguns vão em horário de almoço com o intuito de apenas fazer a refeição e ir embora, outros vão com a intenção de fazer uma refeição diferente do que estão habituados no dia a dia, esses geralmente escolhem o horário de fim de tarde e noite, alguns outros vão com amigos, família, namorados(as), com a intenção de celebrar ou conversar e passar o tempo, geralmente pessoas nesses perfis buscam o horário da noite. Muitos dos consumidores que frequentam esses locais não estão preocupados com uma alimentação que poderíamos chamar de saudável, pois se tratam de hambúrgueres e carnes com acompanhamentos como por exemplo as batatas fritas, ou seja, geralmente quem vai até os restaurantes já sabe o que procura. A maioria dos clientes que frequentam a Casa da Mãe Joana vão até lá pelo fato do restaurante ser muito tradicional em tudo o que faz, principalmente no cardápio e nos lanches criados por eles, eles buscam não copiar nenhum outro restaurante justamente para possuir um diferencial e fidelizar os clientes pelo que eles oferecem, o que acaba causando ao cliente uma sensação de estar em casa, e assim  gerando uma certa fidelização do consumidor com o restaurante, mas para isso acontecer eles precisam ter suas expectativas superadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com